Presidente da Nicarágua troca chanceler por 'motivos de saúde'
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, nomeou um novo chanceler em substituição a Denis Moncada, que deixou o cargo por "motivos de saúde", anunciou o governo nesta quinta-feira (5).
Moncada, que era o chanceler nicaraguense desde 2017, foi substituído por Valdrack Jaentschke, assessor presidencial para Política e Assuntos Internacionais, informou a vice-presidente Rosario Murillo, esposa de Ortega.
Moncada e Jaentschke trocarão de cargos, precisou Murillo.
"O companheiro Valdrack assume como chanceler e o companheiro Denis cuida de sua saúde e assume como assessor do presidente", disse Murillo a veículos pró-governo.
Jaentschke, um funcionário de confiança de Ortega com longa trajetória no sandinismo, foi vice-chanceler entre 2007 e 2021.
A mudança na chancelaria da Nicarágua foi anunciada no mesmo dia em que Ortega libertou por razões humanitárias 135 presos políticos, que foram acolhidos pela Guatemala, graças a uma mediação dos Estados Unidos.
Há algumas semanas, Ortega havia indicado Jaentschke para ocupar a Secretaria Geral do Sistema de Integração Centro-Americana (Sica), do qual a Nicarágua exerce a presidência pro tempore. No entanto, a maioria dos países do bloco rejeitou sua candidatura.
"Ortega nomeia seu 'operador político' Jaentschke como chanceler, após falhar em sua tentativa de colocá-lo no Sica", escreveu o jornalista nicaraguense exilado Carlos Fernando Chamorro na rede social X.
"Depois de 7 anos no cargo, Denis Moncada é rebaixado a 'assessor presidencial'", acrescentou o diretor do site Confidencial, editado na Costa Rica.
apg/fj/mel/jb/mvv
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.