Parlamento da Ucrânia aprova Andriy Sybiha como novo chanceler
ROMA, 5 SET (ANSA) - O Parlamento da Ucrânia aprovou nesta quinta-feira (5) a nomeação de Andriy Sybiha como novo ministro das Relações Exteriores, em substituição a Dmytro Kuleba, que ocupava o cargo desde 2020 e renunciou na última quarta (4), em meio a uma ampla reforma ministerial.
Sybiha foi indicado pelo presidente Volodymyr Zelensky, de quem era vice-chefe de gabinete.
Nascido em Zboriv, na Ucrânia ocidental, o novo chanceler tem 49 anos e se formou em jurisprudência e relações internacionais na Universidade Ivan Franko, em Lviv.
Sua carreira diplomática começou como vice-secretário do Ministério das Relações Exteriores, no fim dos anos 1990. Desde então, exerceu diversas funções na pasta e nas embaixadas de Kiev na Polônia e na Turquia.
Como chanceler, Sybiha terá o desafio de tentar reforçar a rede de apoio internacional à Ucrânia na guerra contra a Rússia, que já dura mais de dois anos e meio.
Na última terça (3), diversos membros do Executivo já haviam renunciado, incluindo os ministros da Justiça, Denys Maliuska, das Indústrias Estratégicas, Oleksandr Kamyshin, e da Proteção Ambiental, Ruslan Strilets.
"Precisamos de uma nova energia", afirmou Zelensky. (ANSA).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.