Topo
Notícias

Frente fria avança pelo Sudeste e chuva deve atingir São Paulo hoje

Frente fria traz chuva na maior parte do Sul do Brasil e provocará precipitação em poucas áreas do Mato Grosso do Sul e São Paulo nesta quinta-feira - Reprodução/MetSul
Frente fria traz chuva na maior parte do Sul do Brasil e provocará precipitação em poucas áreas do Mato Grosso do Sul e São Paulo nesta quinta-feira Imagem: Reprodução/MetSul
do UOL

Colaboração para o UOL

05/09/2024 15h01Atualizada em 05/09/2024 15h01

Uma frente fria trouxe chuvas ao Sul do Brasil e vai impactar o clima no Sudeste e Centro-Oeste nesta quinta-feira, aliviando o calor e a seca e trazendo chuva

O que aconteceu

Uma frente fria provocou chuvas intensas no Sul e avança para outras regiões. O fenômeno, que começou na quarta-feira, trouxe precipitações para o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, e deve continuar avançando pelo Centro-Oeste e Sudeste, segundo previsão da MetSul Meteorologia.

As chuvas foram mais intensas no Oeste, Centro e Sul do Rio Grande do Sul. Acumulados expressivos foram registrados em Livramento (35 mm), São Vicente do Sul (34 mm), Quaraí (32 mm), Rio Pardo e São Gabriel (31 mm), e Santa Maria (30 mm).

A região metropolitana de Porto Alegre também poderá registrar precipitações no início desta quinta. O alívio do calor virá também para o Mato Grosso do Sul e São Paulo. A expectativa é que chuvas atinjam áreas desses estados, melhorando as condições secas e quentes dos últimos dias.

Na capital paulista, a temperatura deve cair significativamente. Os termômetros vão dos 29ºC de tarde para 20ºC às 20h, segundo o Climatempo. A chuva pode vir a partir das 18h e avançar pela noite. Na sexta, as temperaturas ficam entre 13ºC e 22ºC na capital paulista - mas sábado já há previsão de 32ºC.

Ar frio ingressará na região Sul após a passagem da frente fria. O frio será sentido com mais intensidade durante as madrugadas, especialmente na sexta-feira. Algumas áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina terão mínimas de um dígito.

Há chances de geada em regiões serranas do Sul do Brasil. Embora menos intensa que em eventos anteriores, a massa de ar frio pode provocar geada em áreas mais altas. Contudo, essa frente fria não será tão poderosa quanto as do mês de agosto.

O tempo melhorará gradualmente no Rio Grande do Sul durante a quinta-feira. Apesar das nuvens na parte da manhã, o sol deve aparecer à tarde, trazendo uma sensação de temperaturas amenas.

Notícias