Tira o casaco: quais áreas do Brasil serão atingidas por nova onda de calor
Depois de uma frente fria em que os termômetros marcaram abaixo de 10ºC em algumas regiões do Brasil, uma nova onda de calor se aproxima. Nesta quinta-feira (15), São Paulo tem previsão de 27ºC, e as temperaturas devem subir ainda mais.
O que aconteceu
Forte massa de ar quente se consolida. Uma alta pressão na atmosfera aumenta a circulação de ventos quentes do interior do Brasil. O tempo fica mais seco e com temperaturas elevadas. A umidade relativa do ar deve cair ainda mais nos próximos dias, o que coloca em risco a saúde do brasileiro.
Região centro-sul deve ser mais afetada. Na maior parte dos estados nessa localidade, a elevação de temperatura será de 2,5ºC a 3°C acima da média. Mas em alguns pontos o aumento fica 10ºC acima da média, como em boa parte de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.
Calor dura até a próxima semana. Segundo a Climatempo, o tempo quente e seco ganha força a partir do sábado (17), com a onda de calor começando oficialmente no domingo (18). As altas temperaturas devem durar até o dia 22 de agosto, pelo menos.
Temperatura nas capitais
Veja como ficam os termômetros nas cidades mais afetadas pelo calor:
- São Paulo: a quinta-feira começou com frio, que já se distancia da capital, e a temperatura deve chegar aos 27°C. No sábado, a mínima é de 15ºC e a máxima, 30ºC, com previsão de sol o dia todo e sem nuvens no céu. Já no domingo, mínima de 16°C, máxima de 32°C. Na quinta (22), o termômetro chega ao pico de 34ºC.
- Rio de Janeiro: a cidade pode registrar 26ºC nesta quinta-feira e terá pouca variação na sexta, sábado e domingo, quando marcará 31ºC, 32ºC e 33ºC, respectivamente.
- Vitória: a temperatura máxima sairá de 26ºC, nesta quinta, para 28ºC na sexta, sábado e domingo.
- Belo Horizonte: o sol também aparece, com os termômetros variando entre 28ºC e 30ºC até domingo.
- Cuiabá: já esquentou no Centro-Oeste, com 39ºC previstos para essa quinta-feira na capital do Mato Grosso. No fim de semana, a temperatura pode chegar a 41ºC.
- Campo Grande: sol o dia todos com poucas ou nenhuma nuvem no céu marcam os próximos dias, com máxima de 37ºC entre sexta e domingo.
- Goiânia: entre hoje e sexta-feira (23), o termômetro varia de 36ºC a 38ºC, com sol e sem previsão de chuva.
- Curitiba: a progressão de temperatura começa hoje e atinge os 30ºC no domingo. A máxima será de 33ºC na quinta-feira (22), mas no sábado seguinte, já cai para 20ºC de máxima.
- Florianópolis: a elevação de temperatura também atinge os 30ºC no fim de semana, com tempo ensolarado, sem chuva e chegando a 33ºC na próxima quinta.
Riscos à saúde
A mudança brusca de temperaturas, o tempo seco e a baixa umidade geram riscos à saúde. A alternância entre dias frios e quentes afetam a imunidade e podem levar a problemas cardíacos e alterações no humor. No frio, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido, o que acaba reduzindo a capacidade de defesa do organismo. Já no calor exagerado, ele sofre estresse térmico e perde a capacidade de regular e manter a temperatura corporal adequada.
Quem tem doença respiratória deve ligar o alerta. A variação do clima é particularmente perigosa para pessoas com asma e rinite, que podem se agravar. É comum aumentarem os casos de crises de falta de ar e pneumonia, em especial em idosos e crianças.
Mudanças bruscas de temperatura também podem provocar problemas cardíacos. Quando a oscilação de temperatura é do frio para o calor, o sangue fica menos espesso e a pressão tende a cair. Assim, é necessário mais esforço para bombear o sangue pelo corpo. Já quando a alteração repentina é do quente para o frio, a pressão aumenta e pode ocorrer uma crise hipertensiva.
Muito frio e calor demais foram associados a mortes por AVC. Um estudo publicado na revista científica Neurology aponta que só em 2019 mais de meio milhão de pessoas morreram devido a um AVC associado a temperaturas extremas —muito calor ou muito frio, sendo o excesso de calor o principal responsável.
*Com informações de reportagens publicadas em 27/07/2021 e 19/09/2023
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.