Topo
Notícias

Lucro da IMC recua 58% no 2º tri com receitas estáveis

14/08/2024 21h44

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A International Meal Company (IMC) registrou lucro líquido de 12,2 milhões de reais no segundo trimestre, queda de 58% em relação ao mesmo período do ano anterior considerando as operações continuadas, em um trimestre marcado por receitas praticamente estáveis.

A receita total do sistema apurou um acréscimo de apenas 0,1% ano a ano, para 789,2 milhões de reais, enquanto a receita líquida mostrou a mesma evolução, para 570,5 milhões de reais. As vendas mesmas lojas tiveram um incremento de 0,3%, abaixo da alta de 1,8% obtida um ano antes.

A dona da rede Frango Assado e operadora das redes de fastfood KFC e Pizza Hut no Brasil e Margaritaville nos EUA atrelou o desempenho da receita a desafios enfrentados em algumas operações no inicio do trimestre, que foram parcialmente compensados por uma evolução nas vendas ao longo do trimestre.

Os custos de vendas e serviços aumentaram 1,6%, enquanto as despesas operacionais de vendas, gerais e administrativas apuraram um aumento de 9,9%.

De acordo com o presidente-executivo da IMC, Alexandre Santoro, em abril houve uma "disruptura séria" na cadeia de suplementos. "Nós ficamos com algumas lojas fechadas, um fornecedor teve um problema na operação dele e não conseguiu abastecer as nossas lojas", afirmou em entrevista à Reuters.

Ele também citou o efeito negativo com o fechamento do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, resultado da tragédia no Rio Grande do Sul, o que fez com que a operação de catering da região ficasse inoperante durante todo o trimestre. O impacto financeiro foi de aproximadamente 3,2 milhões de reais.

Mas além de fatores externo à operação, Santoro também citou questões internas da companhia que poderiam ter "andado melhor" como a estratégia relacionada ao delivery, que afetou as vendas de KFC nessa aérea. "Mas já corrigimos isso e julho e agosto já mostram que estamos equilibrando isso", afirmou.

O executivo ainda chamou a atenção para o fechamento de loja da Margaritaville em Las Vegas, nos EUA, que não teve seu contrato de locação renovado. "Isso aperta um pouco o nosso resultado dos Estados Unidos no trimestre", explicou.

"Quando você combina isso tudo, você vê a fotografia, a venda não cresce, mas na verdade se você olhar mês a mês, ela cresce, abril andou para trás, mas maio e junho ela evolui", afirmou, acrescentando que a perspectiva é positiva para o terceiro trimestre.

"Não posso dar muitos detalhes, mas houve uma evolução em julho e estamos vendo um ritmo, uma perspectiva positiva para o trimestre, até porque esses fatores externos não se repetiram."

O CEO chamou a atenção para o resultado operacional da companhia no segundo trimestre, mesmo com o desempenho "aquém do desejado" nas vendas.

De abril a junho, o Ebitda ajustado cresceu 38,1% em relação ao segundo trimestre de 2023, para 113,4 milhões de reais, em desempenho ajudado por um evento não recorrente de 47 milhões de reais, com a margem passando de 14,4% para 19,9%.

Excluindo esse efeito e evento extraordinário também no segundo trimestre de 2023, o Ebitda ajustado apresentou um aumento de 10,5%.

O Ebitda ajustado da operação no Brasil saltou 131%, para 71,5 milhões de reais, enquanto nos Estados Unidos encolheu 23,4%, para 41,9 milhões de reais.

No segundo trimestre, a IMC abriu oito lojas -- três da Pizza Hut e cinco da KFC -- e fechou 12 estabelecimentos -- quatro da Pizza Hut, uma da Frango Assado, uma do Margaritaville (Las Vegas), duas do Viena e duas do Air Varejo --, encerrando o período com 565 lojas, entre próprias e franquias, no Brasil e nos EUA.

De acordo com a companhia, os fechamentos são majoritariamanete de lojas de baixa performance e sem viabilidade econômica. Atualmente, as lojas próprias representam 53% do sistema da empresa.

Santoro reiterou o plano de abrir uma loja da marca Frango Assado em 2024, assim como deve manter nos próximos três meses o ritmo de abertura visto no segundo trimestre, enquanto pode reduzir o número de fechamentos.

Ao final do segundo trimestre, a dívida líquida da companhia somava 344,2 milhões de reais, de 336 milhões de reais um ano antes, com a alavancagem financeira em 2,1 vezes.

Notícias