Topo
Notícias

Quatro capitais batem recordes e registram menores temperaturas em 2024

Chuva, neblina e temperaturas baixas foram registradas em Caxias do Sul - ANTONIO MACHADO/FOTOARENA/FOTOARENA/9.jul.2024-ESTADÃO CONTEÚDO
Chuva, neblina e temperaturas baixas foram registradas em Caxias do Sul Imagem: ANTONIO MACHADO/FOTOARENA/FOTOARENA/9.jul.2024-ESTADÃO CONTEÚDO
do UOL

Do UOL, em São Paulo

13/08/2024 19h01Atualizada em 13/08/2024 19h05

Pelo menos quatro capitais bateram novos recordes nesta terça-feira (13) e estabeleceram as suas menores temperaturas para 2024, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O que aconteceu

Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba e Florianópolis registraram frio recorde. Isso foi causado graças a uma massa de ar frio que segue sobre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

  • Rio de Janeiro: 8,3 °C
  • Goiânia: 6,2 °C
  • Curitiba: 1,3 °C
  • Florianópolis: 5,5 °C

O Rio de Janeiro teve a madrugada mais fria do ano. Os termômetros registraram 8,3 °C às 6h em Jacarepaguá, na zona oeste.

Marca iguala recorde atingido em 9 de julho de 2011. Há pouco mais de 13 anos, a temperatura na capital fluminense também chegou a 8,3 °C, de acordo com dados da prefeitura.

Termômetros voltam a subir a partir de quinta-feira (15) no Rio. Para quarta-feira (14), o Inmet prevê mínima de 11 °C e máxima de 25 °C. Na quinta, a temperatura pode chegar a 30 °C durante o dia, com mínima de 13 °C.

Outras três capitais também devem registrar alívio nos próximos dias. A mínima deve ser de 11 ºC e máxima de 32 ºC em Goiânia já para esta quarta-feira (14). No caso de Curitiba —que é considerada uma das capitais mais frias do país— haverá um certo alívio só a partir da próxima sexta (16), com máxima chegando aos 27 ºC. Para Florianópolis, a previsão é de tempo frio com muitas nuvens ainda nos próximos dias, mas nada comparado ao frio registrado nesta terça.

Onda de frio chegou ao Brasil no último dia 7. Uma massa de ar frio que se desloca pela América do Sul começou a atuar sobre o Brasil na semana passada, inicialmente provocando queda nas temperaturas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. Na sexta (9), chegou a São Paulo, ao centro-sul do Rio de Janeiro e ao Triângulo Mineiro, além de outras regiões.

Frio em SP

Capital paulista registrou menos de 8 °C durante a madrugada. Em Interlagos, na zona sul, os termômetros chegaram a 7,6 °C às 4h. A menor temperatura do ano, porém, foi registrada no domingo (11), quando chegou a 6,8 °C, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas).

Assim como no Rio, calor volta na quinta (15) em São Paulo. Os termômetros devem bater 27 °C, com mínima de 10 °C. No sábado (17), a temperatura pode chegar a 30ºC.

Notícias