Topo
Notícias

'Conversa' entre táxis robôs do Google tem acordado moradores na Califórnia

Jaguar I-Pace da Waymo - Divulgação
Jaguar I-Pace da Waymo Imagem: Divulgação
do UOL

Gabriel Lima

Colaboração para o UOL

13/08/2024 12h53

Disponíveis agora para todos os interessados na cidade de São Francisco nos Estados Unidos, os táxis de direção autônoma da Waymo - empresa do Google - estão agora tirando o sono de habitantes do local por um motivo inusitado. Os carros que retornam à garagem quando não estão sendo utilizados ficam buzinando uns para os outros.

O que aconteceu

Desde 25 de junho todos os interessados no serviço de carros autônomos podem apenas baixar um aplicativo para usar o serviço da Waymo em São Francisco, na Califórnia.

Porém, os carros enquanto não estão sendo utilizados ficam em um estacionamento próximo a dois prédios residenciais e buzinam uns para os outros, o que incomoda os vizinhos.

Isso ocorre pelo fato de que, quando tentam estacionar, os carros muitas vezes chegam perto demais uns dos outros. As buzinas são emitidas como um sinal de alerta, quando o Waymo estacionado 'vê' outro se aproximar demais.

De acordo com os vizinhos, os momentos em que são mais escutadas as buzinas são na hora do rush e às 4h da manhã.

"Os carros são robóticos e buzinam uns para os outros, e não há ninguém nos carros quando isso acontece", disse Chris Cherry, morador de São Francisco, à NBC Bay Area. "Adoramos tê-los, só gostaríamos que parassem de buzinar às quatro da manhã repetidamente".

A Waymo diz estar trabalhando para solucionar o problema. "Estamos cientes de que em alguns cenários nossos veículos podem buzinar brevemente enquanto navegam em nossos estacionamentos. Identificamos a causa e estamos no processo de implementar uma correção."

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Notícias