Topo
Notícias

Usado em missão: como é o avião da FAB que levará corpos do acidente aéreo

O KC-390 pode atingir velocidades de até 870 km/h e tem um alcance de 2.815 km com carga máxima - Reprodução/Wikipedia/Matti Blume
O KC-390 pode atingir velocidades de até 870 km/h e tem um alcance de 2.815 km com carga máxima Imagem: Reprodução/Wikipedia/Matti Blume
do UOL

Colaboração para o UOL

13/08/2024 12h45

O KC-390 Millennium, que começou a transportar hoje os corpos das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo (SP) é uma aeronave de transporte militar multimissão, desenvolvida pela Embraer para a FAB (Força Aérea Brasileira).

Como é o avião

Projetado para substituir o veterano C-130 Hercules, o KC-390 é a maior aeronave militar produzida no Brasil e destaca-se por sua versatilidade, velocidade e capacidade de carga. Por isso será empregada no transporte das urnas funerárias até o aeroporto de Cascavel, no Paraná.

O KC-390 possui fuselagem robusta, com 33,91 metros de comprimento e envergadura de 35,05 metros. Ele consegue transportar até 26 toneladas de carga útil, incluindo veículos, helicópteros, tropas e suprimentos. A aeronave também pode operar em pistas não preparadas, aumentando sua flexibilidade em operações de combate e missões humanitárias.

Equipado com motores turbofan IAE V2500, o KC-390 pode atingir velocidades de até 870 km/h (quilômetros por hora) e tem um alcance de 2.815 km com carga máxima. Ele é equipado com sistemas avançados, incluindo cockpit com telas digitais, sistemas de controle fly-by-wire (FBW) e proteção contra fogo amigo (IFF), segundo a Embraer.

O FBW é um sistema de controle de voo que utiliza sinais eletrônicos, em vez de controles mecânicos diretos, para comandar as superfícies de controle. Além de transporte de carga, o KC-390 pode realizar missões de reabastecimento aéreo, evacuação aeromédica, combate a incêndios, busca e resgate, além de operações táticas e de apoio logístico.

Operações humanitárias

Desde sua entrada em operação na FAB, em 2019, o KC-390 Millennium já foi utilizado em diversas missões, tanto no Brasil quanto no exterior.

A aeronave foi fundamental em missões humanitárias, como durante as operações de socorro às vítimas das enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul. Durante a pandemia, ajudou a distribuir vacinas, equipamentos de proteção e oxigênio para várias partes do Brasil.

Eficiência em operações Internacionais. O KC-390 também participou de missões internacionais, como o transporte de suprimentos e apoio logístico para países da América Latina e missões de resgate e apoio em desastres naturais.

Participação em operações de Defesa e Segurança. Em exercícios militares, a aeronave tem sido usada para o transporte de tropas e equipamentos em operações conjuntas com outras forças armadas.

Notícias