Olimpíadas de Paris batem recorde de ingressos vendidos e têm forte aumento de turistas brasileiros
Encerrados os Jogos Olímpicos de Paris e à espera dos Paralímpicos, os organizadores fazem um balanço da Olimpíada encerrada na noite de domingo (11), com uma cerimônia "espetacular" e "distópica", no Stade de France, como descreve a imprensa internacional.
"Aqueles que não acreditaram nos Jogos se enganaram", afirma o presidente Emmanuel Macron em entrevista ao jornal L'Équipe. "Os franceses descobriram que precisavam se entusiasmar e vamos capitalizar, modestamente, em cima disso", assume o presidente francês.
Le Figaro aponta que 11,2 milhões de visitantes passaram pela região parisiense entre 23 de julho e 11 de agosto, com ou sem ingressos para os Jogos, segundo dados do Escritório de Turismo de Paris. É um número equivalente ao de 2023 e o mesmo que a organização projetava. Somando aos 4 milhões de visitantes esperados nos Jogos Paralímpicos (90% de franceses), as olimpíadas deverão atrair ao todo 15 milhões de visitantes.
A maioria dos visitantes (85%) foram franceses. Entre os 15% de estrangeiros, os americanos (230.000 turistas, +21%% em relação a 2023) ficaram em primeiro lugar, seguidos pelos alemães (130.000, +42%) e britânicos (115.000s, +21%). O organismo também notou um forte aumento de brasileiros (107 mil turistas, +109,4%), chineses (82.000, +64,9%) e japoneses (47.000, +94%).
Le Monde destaca que muitos brasileiros pagaram a viagem em várias parcelas, em um momento em que o real está desvalorizado em relação ao euro. Apesar dessa dificuldade, muitos brasileiros viveram os Jogos de Paris como um "ritual iniciático", reporta o jornal.
Recorde de ingressos vendidos
Segundo os organizadores, Paris 2024 registrou o recorde histórico de 9,5 milhões de ingressos vendidos até 11 de agosto, incluindo 3 milhões de compradores estrangeiros. O recorde anterior era de Atlanta, com 8,3 milhões de entradas vendidas em 1996.
Reportagem do Parisien com americanos que assistiram juntos à cerimônia de encerramento, em Paris, mostra que eles estão preocupados com os Jogos de Los Angeles em 2028, depois das inovações apresentadas pela França.
Após um início de julho moroso, a taxa de ocupação dos hotéis finalmente chegou a 84% ?em Paris, ou seja, 10 pontos a mais que nas mesmas datas de 2023. Este aumento beneficia principalmente os hotéis de luxo, com uma taxa de ocupação de 85,5% (+16,5 pontos).
A plataforma de locação Airbnb comunicou que os Jogos de Paris 2024 são simplesmente o evento global mais importante na história da empresa. Cerca de 400 mil viajantes alugaram alojamentos Airbnb na região parisiense.
Esses viajantes consumiram. A Visa, parceira dos Jogos, registrou um aumento de despesas com o cartão de crédito de 159% em museus e teatros, 42% nos supermercados e mercearias e 36% nos restaurantes. Paris não é a única cidade com bom desempenho: os gastos aumentaram 100% em Lille e mais de 200% em Saint-Etienne.
"Ao contrário do caos anunciado, a quinzena olímpica, bem-sucedida tanto nos estádios quanto fora deles, finalmente nos ofereceu um respiro, um parêntese encantado depois de um período difícil", conclui o jornal Libération.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.