São Paulo tem menor média de temperatura do ano por dois dias seguidos
A cidade de São Paulo amanheceu com termômetros em torno dos 7ºC neste domingo (11). Esta é a menor média de temperatura do ano de 2024 na capital.
O que aconteceu
Recorde anterior era do sábado (10), quando média de temperatura foi de 9,1ºC. Antes disso, o dia mais frio de 2024 ocorreu em 23 de junho, quando os termômetros bateram 9,7ºC. As informações são do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo.
Alerta para baixas temperaturas. A Defesa Civil Municipal orienta que o número 156 seja acionado para acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre os abrigos abertos para receber pessoas em situação de rua está a Estação Pedro II do Metrô, na região central, operada pela Defesa Civil Estadual.
Chuva que "abriu" frente fria não vai continuar. No sábado, a cidade chegou a acumular 33,4 milímetros de chuva, 12% a mais do que a média esperada para agosto. Não há mais previsão de áreas de instabilidade na cidade para a próxima semana, segundo o CGE.
Como temperatura média é medida pelo CGE. Para chegar ao dado, o CGE soma as temperaturas de todas as estações da cidade, que são 29, e divide por 29.
Em Campos do Jordão, termômetros ficaram negativos. A cidade localizada na Serra da Mantiqueira teve -1,4ºC às 3h deste domingo (11), segundo a Defesa Civil.
Ar frio de origem polar é origem das baixas temperaturas. O fenômeno atingiu primeiro os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e, depois, avançou em direção ao sudeste e parte do centro-oeste.
Temperatura só deve voltar a subir no meio da próxima semana. Até a quarta-feira (14), as mínimas ficarão abaixo dos 9ºC e as máximas não passarão dos 22ºC.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.