Paris rejuvenesceu imagem dos Jogos Olímpicos, admite prefeita de Los Angeles, que recebe evento em 2028
Paris rejuvenesceu a imagem dos Jogos Olímpicos e elevou as expectativas para Los Angeles, que acolhe o evento em 2028. A constatação foi feita pela prefeita da cidade norte-americana pouco antes da cerimônia de encerramento das Olimpíadas, que acontece na noite deste domingo (11).
"Vai ser um desafio, mas podemos vencê-lo", disse a prefeita Karen Bass, que recebe neste domingo a bandeira olímpica durante a cerimônia de encerramento dos Jogos no Stade de France, no norte da capital francesa. A representante da cidade californiana disse que apostará, para os jogos de 2028, "na diversidade e no aspecto internacional" de Los Angeles.
Os elogios de Karen Bass confirmam o sentimento de sucesso dos organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris, que inovaram ao acolher o evento dentro da cidade. As competições aos pés da Torre Eiffel, os ciclistas passando diante da igreja do Sacre Cœur na colina de Montmartre ou os skatistas fazendo suas manobras às margens do obelisco da praça da Concórdia transformaram a capital francesa em um vasto parque de diversões digno de cartão postal, que agradou os turistas de passagem a conquistou muitos parisienses, reticentes à realização do evento em casa, mas que acabaram aderindo à febre olímpica.
Os Jogos também terminam sem problemas maiores nos transportes, um dos receios dos organizadores, e com belas competições no rio Sena, apesar das dúvidas sobre a qualidade da água que rondaram o evento até a véspera das provas.
Cidades vão entrar na lista para acolher Olimpíadas
"A França surpreendeu a todos", disse Michael Payne, ex-diretor de marketing do Comitê Olímpico Internacional (COI). "Funcionou além de seus sonhos mais loucos", disse.
Para ele, o sucesso de Paris 2024 "reacenderá interesse nas cidades para futuras candidaturas para sediar os Jogos Olímpicos". Segundo ele, alguns nomes já começam a se manifestar para a edição de 2036, após Brisbane em 2032.
Turquia e Índia teriam demonstrado a intenção de se lançarem na corrida para acolher o evento. O Egito também anunciou, por meio da Associação de comitês nacionais olímpicos da África, continente que nunca acolheu os Jogos, que será candidata para as Olimpíadas de verão de 2036 e de 2040. O Cairo teve sua candidatura rejeitada em 2008.
Enquanto isso, todos os olhos estão agora voltados para Los Angeles, e o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2028 reconhece o "trabalho espetacular" feito por Paris 2024. "A experiência nos locais de competição, que é fundamental tanto para os atletas como para os torcedores, foi de nível mundial", disse Casey Wasserman. Mas ele alerta que megalópole californiana não tentará se igualar a Paris em termos de estilo, tentando superar os franceses em "autenticidade e execução".
Depois de Londres (1908, 1948, 2012) e Paris (1900, 1924, 2024), Los Angeles se tornará a terceira cidade a sediar três vezes os Jogos Olímpicos de verão, depois das edições de 1932 e 1984. O próximo evento está agendado para 14 a 30 de julho de 2028.
(Com agências)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.