Cinco combatentes pró-Irã morrem em ataque com drone na Síria (ONG)
Cinco combatentes pró-Irã morreram, neste domingo (11), em um bombardeio no leste da Síria, perto da fronteira com o Iraque, informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).
Segundo a ONG, o ataque, não reivindicado imediatamente, ocorreu na região de Deir Ezzor (leste), alvo habitual de incursões israelenses e às veze americanas, e onde o Irã, que apoia o regime sírio desde 2011, exerce grande influência.
"Cinco combatentes pró-Irã morreram e outros ficaram feridos, alguns gravemente (...) após um drone apontar contra o veículo militar no qual viajavam (...) perto da fronteira sírio-iraquiana", declarou a OSDH.
Em junho, três combatentes morreram em um ataque aéreo na mesma região, segundo esta ONG com sede no Reino Unido, que tem uma ampla rede de fontes na Síria.
Desde o início da guerra civil síria, em 2011, Israel realizou centenas de ataques contra grupos pró-Irã. Os Estados Unidos também atacaram estes grupos no leste da Síria.
Autoridades israelenses não costumam comentar estes bombardeios, mas declararam várias vezes que não permitirão que o Irã amplie sua presença na Síria.
O ataque ocorre em um momento de tensão na região ante um possível ataque contra Israel por parte do Irã e seus aliados, após o assassinato em 31 de julho em Teerã do líder do movimento islamista palestino Hamas, Ismail Haniyeh, que a República Islâmica atribui a Israel.
aya/jos/ila/hgs/mb/jc/mvv
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.