Tabata Amaral (PSB) foi quem se saiu melhor no primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo e encurralou Pablo Marçal (PRTB), disse o colunista Tales Faria no UOL News desta sexta (9).
No debate de ontem (8) na Band, Tabata questionou Marçal sobre o envolvimento dele com uma quadrilha. O empresário se irritou com a pergunta e chamou a deputada de "adolescente".
Na minha avaliação, quem se saiu melhor foi a Tabata. Foi quem mais lucrou com o debate. Ela está em quinto lugar nas pesquisas, mas conseguiu se destacar no programa, especialmente no enfrentamento com Pablo Marçal.
Tabata surpreendeu Marçal com uma pergunta específica sobre a Operação Água Branca, um projeto urbano em São Paulo, que ele confundiu com uma operação policial. O candidato mostrou desconhecimento da cidade. Foi um nó que ela deu nele.
Tabata ganhou ainda mais pontos ao apontar que Marçal foi condenado por furto qualificado e por envolvimento com uma organização criminosa da internet. Ele disse que desistiria da candidatura se provassem que ele havia sido condenado. Aí quem fez a festa foi Boulos, Ele anunciou que colocou na internet os papéis da condenação e cobrou de Marçal que desistisse de concorrer. Tales Faria, colunista do UOL
Tales questionou se o estilo de Marçal, marcado por ataques aos adversários e pelos factoides, ainda é capaz de seduzir os eleitores.
Essa coisa de bolha da internet ainda é um mistério a ser decifrado. Marçal está nos trending topics. O público bolsonarista raiz parece gostar do estilo 'coach do YouTube'. Mas o eleitor médio, antigamente, não se deixava seduzir por esse tipo de candidato, especialmente quando ele desferia ataques contra uma oponente mulher.
Após a eleição de Jair Bolsonaro, em 2018, a coisa mudou. Não dá para saber se voltamos ao normal ou se o estilo sensacionalista de internet fará sucesso nas urnas. Tales Faria, colunista do UOL
Com relação aos demais participantes do debate, Tales classificou o desempenho de José Luiz Datena (PSDB) como "surpresa negativa". Já Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), na visão do colunista, foram neutros.
Nunes não foi mal. Conseguiu resistir com elegância aos ataques sem perder a calma, especialmente quando Tabata lembrou que ele foi acusado de violência contra a própria esposa. Fugiu da pergunta sobre a mentira na sabatina do UOL/Folha de S.Paulo, quando negou a existência do B.O.
Boulos se saiu razoavelmente bem, portando-se com calma e de maneira educada em geral, sem deixar de bater no seu principal adversário, o prefeito Nunes, e em Marçal.
Datena foi a surpresa negativa. Esperava dele um desempenho melhor, já que é um apresentador de sucesso. Gaguejou várias vezes, mostrou insegurança e sem domínio do tempo de TV. Ainda foi carimbado como linha auxiliar de Boulos.
Na minha opinião, Tabata em primeiro lugar, Datena em último, Boulos e Nunes neutros. Mas isso é vitória quando se fala dos dois primeiros colocados. Para mim, Marçal foi a grande incógnita desse debate. Tales Faria, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.