Inflação de serviços no IPCA sai de 0,04% em junho para 0,75% em julho
A inflação de serviços - usada como termômetro de pressões de demanda sobre os preços - passou de um aumento de 0,04% em junho para uma alta de 0,75% em julho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Segundo Denise Cordovil, analista do Sistema Nacional de Índices de Preços do IBGE, houve influência de itens relacionados ao turismo, como passagens aéreas, aluguel de veículo, hospedagem e pacote turístico.
"Julho é mês de férias. As férias influenciam não só esse subitem passagem aérea, mas outros subitens ligados a esse período, como hospedagem, pacote turístico e outros setores", explicou Cordovil. "Todos esses subitens de característica turística tiveram alta de preços em julho", corroborou André Almeida, gerente do Sistema Nacional de Índices de Preços do IBGE.
Monitorados
Os preços de itens monitorados pelo governo saíram de alta 0,33% em junho para aumento de 1,08% em julho. No acumulado em 12 meses, a inflação de serviços passou de 4,49% em junho para 5,01% em julho.
A inflação de monitorados em 12 meses saiu de 6,38% em junho para 7,04% em julho.
O IPCA de julho ficou em 0,38%. A taxa acumulada nos 12 meses terminados em julho foi de 4,50%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.