B-girl japonesa Ami conquista primeiro ouro olímpico no breaking
A japonesa Ami Yuasa, conhecida no breaking como b-girl Ami, conquistou nesta sexta-feira (9) o primeiro ouro olímpico da história desta modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
A dançarina de 25 anos, que acumula inúmeras vitórias internacionalmente nos circuitos de break, venceu na final a promessa lituana Domenika Banevic, a b-girl Nicka, campeã mundial em 2023.
No evento realizado no parque urbano instalado na Place de la Concorde, em Paris, a chinesa Liu Qingyi, b-girl 671, levou o bronze ao derrotar a holandesa India Sardjoe, a b-girl India, no confronto direto.
Com a medalha de ouro, Ami pode ser a primeira e única campeã olímpica da história, já que a modalidade entrou pela primeira vez no programa dos Jogos em Paris-2024, mas já foi descartada para Los Angeles-2028, sem garantias de que voltará em edições futuras.
A japonesa foi campeã em sucessivos duelos mano a mano numa pista circular, ao ritmo da música de um DJ e incentivados por um mestre de cerimônias (MC), executando movimentos que convenceram repetidas vezes os nove jurados da prova.
O público parisiense respondeu bem à proposta, com incentivos e gritos ao longo da tarde, que esfriou um pouco quando a francesa Sya Dembélé, b-girl Syssy, foi eliminada nas quartas de final contra Ami.
O rapper americano Snoop Dogg, rosto habitual destes Jogos, marcou presença numa prova em que foram tocadas algumas das suas músicas.
O breaking encerrará sua passagem, até agora efêmera, pelos Jogos Olímpicos neste sábado, a partir das 11h (horário de Brasília), com a prova masculina.
dam/mcd/aam/rpr
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.