Portal de notícias francês diz que brasileiros estão com 'inveja' do sucesso da França na Olimpíada
A imprensa francesa começa a fazer o balanço dos Jogos Olímpicos de Paris. O portal de notícias France Info, que faz a mais extensa cobertura do evento, diz que após 14 dias de provas, jornalistas do mundo todo presentes na capital francesa estão globalmente satisfeitos com a experiência.
A imprensa francesa começa a fazer o balanço dos Jogos Olímpicos de Paris. O portal de notícias France Info, que faz a mais extensa cobertura do evento, diz que após 14 dias de provas, jornalistas do mundo todo presentes na capital francesa estão globalmente satisfeitos com a experiência.
"Da Espanha ao Brasil, passando pelos Estados Unidos e pela Austrália, os jornalistas contam a sua experiência, naquela que permanecerá para muitos como 'as Olimpíadas mais espetaculares de todos os tempos'", descreve o portal.
Entrevistado para a reportagem, Antonio Chamorro, da ESPN Brasil, disse ter a sensação de que "na França, as pessoas conhecem mais esportes que os brasileiros". O jornalista, que já fez a cobertura dos Jogos no Rio, em 2016, ponderou que certas modalidades, no Brasil, não atraem tanto público; "Aqui, todos os estádios estão lotados", destacou o brasileiro.
Em outra reportagem, o portal France Info reconhece que o sucesso dos Jogos Olímpicos fica a cada dia mais evidente na França, tanto do ponto de vista esportivo quanto popular. Os atletas franceses, em terceiro lugar no quadro de medalhas, têm dado grande orgulho à torcida.
Curiosamente, correspondentes do portal relatam que o sucesso dos franceses desperta a inveja de muitas nações, entre elas o Brasil, onde os torcedores estariam "verdes e amarelos de inveja da França".
"Com todas essas medalhas, a França está irritando um pouco os brasileiros, que estão perdendo diversas recompensas que esperavam", diz a reportagem feita no Rio de Janeiro. Por isso, prossegue o texto, "o desempenho de Rebeca Andrade na ginástica, de Beatriz Souza no judô e Rayssa Leal no skate se tornaram um verdadeiro orgulho nacional".
A jornalista diz ainda que os brasileiros "sentem um certo ciúme da organização, porque estão admirando essas Olimpíadas no coração de Paris, capital que adoram, mas também zombam". Vários clichês são apontados, "desde a antipatia dos garçons, até a falta de higiene dos franceses".
"A saga da qualidade da água do Sena divertiu particularmente os brasileiros", de acordo com a reportagem. "Em 2016, as provas de triatlo aconteceram na praia de Copacabana no Rio, obviamente o cenário não era o mesmo, nem a cor da água", conclui a repórter.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.