UE endurece regras e pode tornar ilegais 8 milhões de carros na Alemanha
O Ministro dos Transportes da Alemanha diz que uma nova política da Comissão da União Europeia pode causar grande impacto no mercado automotivo do país. Volker Wissing falou que mais de 8 milhões de carros podem ser considerados poluentes demais para trafegar, desta forma sendo considerados ilegais.
O que aconteceu
Uma decisão uma da Comissão Europeia sobre veículos a diesel e gasolina pode fazer com que 8,2 milhões de automóveis licenciados passem a ser ilegais na Alemanha. Os modelos seriam com motores Euro 5 e Euro 6.
Isso ocorre devido ao fato de a Comissão Europeia ter mudado sua interpretação das normas de emissões de poluentes em um processo no Tribunal de Justiça da União Europeia. A decisão diz respeito ao fato de que agora limites de emissão devam ser respeitados em todos os momentos de condução, incluindo sob carga total.
Wissing enviou uma carta à Comissão pedindo para que a entidade não vá em frente no que chamou de "política antiautomóvel".
A principal preocupação se deve aos novos procedimentos de medição de emissões que a União Europeia quer implementar, com seus valores sendo medidos em condições reais e não em testes com o modelo parado.
Para o ministro, isso afetaria não só a indústria do país, mas também donos de veículos a diesel e a gasolina.
A ADAC, entidade alemã de veículos, disse à publicação Tagesschau que "os veículos afetados estão devidamente cadastrados no momento desta entrada. Na opinião dos advogados da ADAC, alterações posteriores no procedimento de medição na homologação de um veículo não podem ser aplicadas retroativamente. Neste contexto, uma proibição de operação é absurda".
Wissing crê que a melhor resolução para o impasse seja um diálogo para que as partes possam se entender rapidamente.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.