Simone Biles se curva diante de 'rainha' Rebeca após ouro em Paris, diz imprensa internacional
O ouro de Rebeca Andrade no solo da ginástica artística dos Jogos Olímpicos de Paris repercutiu imediatamente na imprensa internacional. O fato de a brasileira ter superado a estrela norte-americana Simone Biles, que ficou com a prata, rendeu comentários e elogios à apresentação, vista como "brilhante" pelos jornalistas estrangeiros.
"Surpresa na ginástica", deu em manchete o canal francês Franceinfo na primeira página de seu site. "A brasileira Rebeca Andrade ganhou sua segunda medalha de ouro olímpica, três anos depois de seu título de salto em Tóquio", detalha a emissora.
"Graças a uma passagem brilhante, avaliada em 14,166 pontos pelos juízes na final do solo desta segunda-feira, a brasileira venceu Simone Biles", noticiou o jornal francês esportivo L'Equipe que, como muitos veículos, comparou as duas atletas.
O tabloide francês Le Parisien Aujourd'hui en France escreve que "apesar de sua técnica impecável e de alguns movimentos extremamente difíceis, Biles, a atual campeã mundial, perdeu o ouro com uma pontuação final de 14,133", lembrando que a brasileira é "uma de suas maiores rivais". O jornal português Diário de Notícias também ressalta que a Rebeca "tornou-se na primeira ginasta a conseguir superar Biles numa final de solo em grandes competições internacionais".
O jornal Le Parisien Aujourd'hui en France lembra que, apesar da rivalidade, a norte-americana não esconde sua admiração pela brasileira. "Nunca conheci uma atleta tão próxima de mim, ela me obriga a ficar atenta", disse Simone Biles.
Reverência para "Rebeyonce"
Simone Biles e sua compatriota Jordan Chiles, que ficou com o bronze, "se curvaram diante de Rebeca Andrade", descreveu o jornal americano USA Today, ressaltando "um pódio formado apenas por mulheres negras". Segundo o diário, as duas americanas "decidiram mostrar respeito à nova campeã de solo em um momento emocionante de reverência a Andrade e ao esporte da ginástica". Para Simone Biles, "Rebeca é incrível, ela é a rainha", reportou USA Today.
"Quem é Rebeca Andrade, a ginasta que superou Simone Biles na disputa pelo ouro?", questiona em título o site do canal de televisão norte-americano NBC. A emissora traça um rápido perfil da atleta, lembrando que a brasileira "é conhecida por sua determinação, que resultou na conquista de várias medalhas e campeonatos mundiais, enquanto superava três lesões" entre 2015 e 2019. "Ela também é conhecida como "Rebeyonce" no Brasil por sua paixão por Beyoncé", continua a emissora, lembrando que o apelido surgiu quando ela apresentou uma coreografia de solo nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, ao som de músicas da cantora norte-americana.
Entre Tóquio-2020 e Paris-2024, a ginasta de Guarulhos conquistou dois ouros, três pratas e um bronze. Dessa forma, ela supera os iatistas Robert Scheidt e Torben Grael, que têm cinco medalhas cada um.
Com o bronze na competição por equipes, mais as duas pratas e o ouro de Rebeca, o Brasil consegue em Paris seu maior desempenho na ginástica, superando Rio-2016 (prata de Arthur Zanetti nas argolas, prata de Diego Hypólito e bronze de Arthur Nory no solo).
Apesar de não ter subido no degrau mais alto do pódio no último dia da ginástica, Simone Biles se despede de Paris com três ouros: na competição por equipes pelos Estados Unidos, no individual geral e no salto. No total, a estrela norte-americana soma 11 medalhas olímpicas, sendo sete de ouro, duas de prata e duas de bronze.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.