Topo
Notícias

Ministro da Economia da Itália defende taxação de super-ricos

23/07/2024 12h41

GIFFONI VALLE PIANA, 23 JUL (ANSA) - O ministro da Economia da Itália, Giancarlo Giorgetti, defendeu nesta terça-feira (23) uma taxação global contra os chamados "super-ricos", às vésperas da reunião ministerial e de presidentes de bancos centrais do G20, em 25 e 26 de janeiro.   

"Há uma proposta brasileira para a taxação dos super-ricos em nível global, porque o super-rico que não quer ser taxado na Itália vai para Mônaco para não pagar impostos. Precisamos colocar todo o mundo de acordo para que isso não aconteça", disse Giorgetti durante o Giffoni Film Festival.   

Essa é uma das principais bandeiras do Brasil à frente do G20 em 2024, bem como a Aliança Global contra a Fome, que será apresentada nesta quarta (24).   

"Parto para o Brasil, onde discutiremos a taxação internacional contra as grandes multinacionais que obtêm lucros enormes e estabelecem sua sede fiscal em países onde não precisam pagar impostos. Esse é o grande tema", acrescentou.   

Giorgetti lembrou que o G20 já concordou em impor uma taxação mínima global contra multinacionais, mas a iniciativa não saiu do papel. "Faremos uma última tentativa nesta semana, mas a taxação equânime em nível internacional é o grande tema sobre o qual devemos pensar", disse. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Notícias