Túnel mais longo embaixo d'água terá 18 km e vai ligar Alemanha e Dinamarca
Um túnel que ligará Alemanha e Dinamarca foi oficialmente iniciado. O projeto tem 18,1 km de extensão, fazendo ser o túnel rodoviário e ferroviário subaquático mais longo do mundo. Chamado de Fehmarnbelt, o túnel tem previsão de sua inauguração para 2029.
O que aconteceu
O novo túnel Fehmarnbelt pretende reduzir o tempo da viagem entre os dois países para sete minutos de trem e dez minutos de carro. Diferentemente do Canal da Mancha - que liga Inglaterra e França em 50 km de extensão - é possível ir por via rodoviária e ferroviária.
Atualmente o tempo de viagem entre os dois países é de 45 minutos. Com isso, espera-se que o tempo de viagem entre Copenhague e Hamburgo seja reduzido para duas horas e meia frente às quatro horas e meias atuais.
Com um tempo de viagem menor, um dos focos é reduzir a poluição desencorajando transportes aéreos. Apesar disso, grupos de ambientalistas protestaram contra sua construção. As queixas iam desde concorrência desleal a até preocupações com ruído.
O projeto é considerado um dos maiores de infraestrutura na Europa, feito através da imersão de partes pré-construídas. Cada seção está sendo construída em uma instalação especial em Roedbyhavn, na Dinamarca.
Os 89 segmentos pré-fabricados têm 217 metros de comprimento, 42 metros de largura e 9 metros de altura e pesam 73 mil toneladas cada.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.