Topo
Notícias

Segurança ameaçada: quando pneus pouco usados trazem riscos ao seu carro

do UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/07/2024 04h00

No quadro Autosserviço da edição desta semana do programa Carona, o apresentador Jorge Moraes conversa com o consultor em manutenção automotiva Marcelo Silva para falar de um assunto que envolve a segurança nos carros: os cuidados com os pneus.

Pouca gente sabe, mas até pneus pouco rodados podem representar riscos ao volante, caso estejam fora do prazo de validade.

Mesmo estando aparentemente em bom estado, itens vencidos podem apresentar problemas como ressecamento e perda de aderência.

Moraes e Silva destacam, ainda, a importância do rodízio dos pneus e da verificação regular do desgaste da banda de rodagem.

Navio gigante da BYD

Navio gigante da BYD - Jorge Moraes/UOL - Jorge Moraes/UOL
Com capacidade para até 7 mil veículos, o navio Explorer Nº 1 da BYD desembarcou no Brasil com 5,5 mil carros
Imagem: Jorge Moraes/UOL

O Carona também mostra o Explorer Nº 1, o navio gigante da BYD que recentemente desembarcou no Brasil com cerca de 5,5 mil carros da montadora chinesa.

Com 200 metros de comprimento, 23 tripulantes e capacidade para transportar até 7.000 veículos, a embarcação atracou no fim de maio no Porto de Suape, em Pernambuco, trazendo 5.459 veículos elétricos e híbridos da BYD.

Esse lote, que inclui o recém-lançado sedã híbrido King, serviu para compor estoque nas concessionárias da marca antes do aumento do imposto de importação para automóveis elétricos, híbridos convencionais e híbridos plug-in, que começou a valer no dia 1º de julho no mercado brasileiro.

Essa foi apenas a segunda viagem do cargueiro colossal, que levou 27 dias da China até o Brasil e já retornou ao país de origem.

Além do novo King, que acaba de chegar com duas versões e preços a partir de R$ 175,8 mil, o Explorer Nº 1 trouxe para cá o SUV híbrido "barato" BYD Song Pro, que será lançado nos próximos dias, e outros modelos eletrificados da fabricante oriental, como Song Plus, Yuan Plus e Seal.

Nova marca chinesa

Cupê Neta GT deverá ser lançado em breve no mercado brasileiro - Alessandro Reis/UOL - Alessandro Reis/UOL
Cupê Neta GT deverá ser lançado em breve no mercado brasileiro
Imagem: Alessandro Reis/UOL

O Carona apresenta a Neta, nova montadora chinesa que vai começar a operar no Brasil neste segundo semestre, inicialmente com veículos importados, mas com planos de produção nacional a partir de 2025 ou 2026.

Start-up com foco em tecnologia e conectividade, a Neta produz automóveis há apenas seis anos e aposta no design dos seus carros para conquistar o consumidor brasileiro.

Dos sete modelos que compõem seu portfólio global, a montadora iniciará suas operações brasileiras com três carros eletrificados, ainda mantidos em segredo.

Nossa aposta é de que serão o Neta Aya, SUV compacto com cerca de 4 m de comprimento e propulsão totalmente elétrica; o Neta L, utilitário esportivo de porte médio com 4,77 m de comprimento e versões híbrida e elétrica; e o cupê esportivo elétrico Neta GT, que traz configurações de 231 cv e 462 cv.

Por fim, há o quadro Fala Carona, em que Jorge Moraes conversa com a audiência e esclarece dúvidas sobre o mercado automotivo.

'Carona' é nova atração do UOL Carros

Nova atração do UOL Carros na programação do Canal UOL, o 'Carona' aborda os assuntos mais quentes do mercado automotivo todas as segundas-feiras, às 11h (horário de Brasília).

Apresentado pelo jornalista e colunista Jorge Moraes, o programa traz os lançamentos mais importantes do setor, além de dicas de serviços, entrevistas com personagens, curiosidades e novas tendências para você ficar por dentro do que interessa no mundo dos carros e da mobilidade.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Notícias