Saiba o que acontece ao dormir de maquiagem e como removê-la
À noite, você sente preguiça de fazer limpeza de maquiagem? Pois saiba que dormir com ela não é recomendável para quem quer manter a pele saudável. E os cosméticos devem ser removidos de maneira correta para evitar danos ao rosto.
"A pele pode sofrer —e muito — com a falta desse hábito, a começar pela sua aparência, que visivelmente fica desidratada, opaca e sem vida", afirma a dermatologista Andrea Frange. "Basta uma noite de sono com o rosto maquiado para que ele amanheça ressecado", alerta a médica.
Frange explica que, com esse hábito, o envelhecimento precoce é potencializado, ocasionando o aparecimento de rugas e manchas. "O processo de renovação celular é impedido, além de aumentar o risco de quadros acneicos, por causa da obstrução dos poros causada pelos resíduos dos cosméticos", complementa a dermatologista.
Olhos são ainda mais sensíveis
A concentração de maquiagem nos olhos pode favorecer a irritação da área, aumentar o risco de infecções e deixar os cílios ressecados e quebradiços.
"Geralmente, a área dos olhos concentra maquiagens um pouco mais pesadas, como máscaras de cílios à prova d'água. Ao mesmo tempo, essa é uma das partes mais sensíveis, finas e delicadas do rosto. Por isso, é muito importante evitar o atrito e o 'esfrega-esfrega' no momento da remoção", alerta Frange.
Para limpar, não basta apenas lavar
Para simplificar a rotina, estão disponíveis no mercado diferentes produtos para tirar a maquiagem do rosto com facilidade. "A melhor opção depende do tipo de pele e da necessidade. Normalmente, indicamos água micelar para quem tem pele oleosa ou mista e o cleansing oil [limpador facial à base de óleo] para quem tem pele normal ou seca", recomenda o dermatologista André Braz.
A estrutura das micelas, que fazem parte da água micelar, tem multifunções, como remover a maquiagem e as impurezas de forma suave, além de ajudar na tonificação e realçar o viço natural da pele. A fórmula é composta de água e substâncias umectantes hidratantes que limpam, tonificam e equilibram o pH da pele, sem necessidade de enxágue.
Quanto aos óleos demaquilantes, são indicados para remoção de maquiagem pesada, com muitas camadas ou à prova d'água. "Também são ótimos para peles secas e sensíveis ou maduras", afirma Braz, que orienta para quem tem pele mista ou oleosa também pode misturar cleansing oil com água micelar e aplicar na pele com algodão, para remoção da maquiagem.
Já Andrea Frange gosta da versatilidade dos lenços de limpeza para remover o excesso de maquiagem: "Por serem utilizados sobre toda a área do rosto, é importante se atentar às composições e escolher o lenço demaquilante de acordo com cada tipo de pele. Ou seja, conter propriedades que tratem a pele seca, oleosa ou mista enquanto demaquilam, para impedir que quadros de ressecamento ou sebo excessivo sejam agravados."
No caso da área dos olhos, a dermatologista indica o uso de removedores com alto poder demaquilante com textura leve, capazes de derreter a maquiagem em poucos segundos, sem que haja necessidade de friccionar a região. Outra sugestão é optar por removedores que hidratem a pele enquanto demaquilam.
*Com informações de reportagem publicada em 19/11/2021