Topo
Notícias

RSF anuncia Thibaut Bruttin como novo diretor geral

11/07/2024 06h19

O historiador do cinema Thibaut Bruttin foi nomeado o novo diretor geral da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), para suceder o jornalista Christophe Deloire, que faleceu em junho vítima de câncer, anunciou a ONG com sede em Paris.

"Estamos convencidos de que Thibaut Bruttin é a pessoa ideal para comandar a RSF nesta nova fase do seu desenvolvimento e em um contexto internacional difícil para o direito à informação", declarou o jornalista Pierre Haski, presidente da organização.

Bruttin, de 37 anos, é membro da organização desde 2014 e sucederá Deloire, que dirigiu a RSF durante 12 anos e morreu em junho, aos 53 anos.

A RSF, fundada por quatro jornalistas em 1985 na cidade de Montpellier, sul da França, virou uma referência na defesa da liberdade de imprensa e do direito de informar no mundo.

A organização, presente em todo o planeta, detecta e denuncia os obstáculos à liberdade de informação e ajuda os jornalistas presos ou ameaçados de diversas formas (assistência jurídica, empréstimo de coletes à prova de balas, subsídios, pressão sobre governos e instituições).

Desde 2002, a ONG publica um relatório anual sobre os abusos cometidos contra jornalistas em 180 países, conhecido como "classificação mundial da liberdade de imprensa".

dax/mch/fan/sag/zm/fp

© Agence France-Presse

Notícias