Topo
Notícias

Novos remédios do Farmácia Popular: veja medicamentos gratuitos incluídos

Farmácia Popular - Divulgação
Farmácia Popular Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL, em São Paulo

11/07/2024 13h20

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de 10 novos medicamentos e dosagens na lista de contemplados gratuitamente pelo Programa Farmácia Popular. Os remédios tratam colesterol, Parkinson e outras doenças. Veja a lista completa abaixo.

Quais são os novos remédios do Farmácia Popular?

Sinvastatina

  • Dosagens: 10 mg, 20, 40 mg

A sinvastatina atua na redução do colesterol LDL. Ela faz parte de uma classe de medicamentos que são as estatinas, que têm uma ação em inibir uma enzima do fígado que se chama HMG-CoA redutase. Sua principal ação então é reduzir o LDL, que é o colesterol ruim, mas ela também tem o efeito pequeno de reduzir o triglicérides e também de aumentar o HDL, que é o colesterol bom.

Carbidopa (25 mg) + levodopa (250 mg)

Indicados para o tratamento da Doença de Parkinson, os fármacos de liberação dupla agem aumentando a quantidade de dopamina no cérebro, o que reduz os sintomas. A medicação é voltada para quem sofre com discinesia — o termo médico para descrever movimentos musculares anormais ou involuntários que afetam diversas partes do corpo e tornam quase impossível levar uma vida normal.

Cloridrato de benserazida (25 mg) + levodopa (100 mg)

Com efeitos e indicações parecidos com os da carbidopa e também de liberação dupla, os medicamentos atuam na liberação de dopamina. A diferença, no entanto, é que cloridrato de benserazida atua como uma enzima que impede a conversão da levodopa em dopamina antes de sua entrada no sistema nervoso central, minimizando os efeitos colaterais associados à levodopa.

Maleato de timolol

  • Dosagens: 2,5 mg e 5 mg

O maleato de timolol é um colírio indicado no tratamento do glaucoma. O fármaco atua na redução da pressão intraocular elevada e também é utilizado por pacientes com hipertensão ocular.

Budesonida

  • Dosagens: 32 mcg e 50 mcg

Indicado para a rinite, o fármaco é administrado de forma intranasal e tem ação anti-inflamatória a fim de diminuir a irritação do nariz, reduzindo a produção de secreção e aliviando a obstrução e irritação nasal.

Dipropionato de beclometasona (50 mcg/dose)

Também indicado para rinite e de aplicação intranasal, o dipropionato de beclometasona tem ação anti-inflamatória e controla a inflamação dos brônquios, reduzindo o inchaço e a secreção exagerada de fluidos.

Como utilizar o Farmácia Popular?

O programa oferece medicamentos e fraldas geriátricas. Para adquirir, o paciente precisa apresentar documento de identidade com número do CPF e receita médica em um dos estabelecimentos credenciados. A prescrição médica pode ser proveniente tanto de unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto de serviços particulares.

Para retirar absorventes higiênicos, é preciso ter entre 10 e 49 anos e estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico). É necessário emitir o Documento de Autorização do Programa Dignidade Menstrual pelo site ou pelo aplicativo Meu SUS Digital e apresentá-lo, em formato digital ou impresso, nos estabelecimentos credenciados pelo Farmácia Popular.

* Com informações de reportagens publicadas em 19/04/2011, 02/03/2020, 09/04/2022, 29/07/2022, 20/02/2023, 18/08/2023 e 10/07/2024.

Notícias