Topo
Notícias

Lula recebe atletas olímpicos e paralímpicos e assina reajuste do Bolsa Atleta

11/07/2024 12h56

(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira no Palácio do Planalto atletas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos e na Paralimpíada, que serão disputados entre julho e agosto e entre agosto e setembro, respectivamente, em Paris.

O presidente também aproveitou o evento para assinar decreto que reajusta em 10,86% os valores pagos pelo programa Bolsa Atleta.

"O empresário não tem nenhuma obrigação de olhar para um atleta que não tem medalha de ouro. Mas o Estado brasileiro e o seu governo têm que olhar para todos os atletas e mais para aqueles que no futuro podem ganhar medalha de ouro se tiverem condições de praticar esporte", disse Lula, em discurso durante o evento.

O presidente disse que não comparecerá à cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris, alegando ter "muita coisa para fazer no Brasil", mas disse que será representado no evento pela primeira-dama Rosângela "Janja" Lula da Silva e pelo ministro do Esporte, André Fufuca.

O Brasil será representado na Olimpíada de Paris por 277 atletas de 39 modalidades, sendo 153 mulheres e 124 homens. Será a terceira maior representação brasileira em uma Olimpíada, atrás dos Jogos Rio-2016 e Tóquio-2020, que foram realizados em 2021 devido à pandemia de Covid-19, e empatada com Pequim-2008.

(Por Eduardo Simões)

Notícias