Louco por chocolate? 10 hospedagens em regiões com fábricas para visitar

Difícil encontrar alguém que não goste de chocolate. Ao leite, meio-amargo, branco, na forma de barras ou bombons, puro ou recheado... Para quem é fã do doce, um passeio interessante é conhecer as fábricas que abrem as portas para visitas, num programa que, muitas vezes, mostra todas as etapas da produção ?do cultivo do cacau à embalagem das guloseimas prontas para serem comercializadas.
Localidades turísticas serranas costumam ter diversos fabricantes de chocolate que oferecem esse tipo de atividade ?ou, no mínimo, pontos de venda caprichados com cardápios que vão de trufas a bebidas quentes feitas com a matéria-prima produzida no local. Dois exemplos são Campos do Jordão (SP), com a Araucária, e Monte Verde (MG), com nomes como Gressoney e Sabor Chocolate.
Indústrias maiores, a exemplo da Nestlé (em Caçapava/SP) e da Garoto (Vila Velha/ES), vendem ingressos para visitas guiadas, que incluem experiências interativas e terminam em lojinhas repletas de guloseimas.
Confira, abaixo, uma seleção de imóveis disponíveis para aluguel na plataforma Airbnb e estrategicamente localizados para facilitar o passeio às fábricas de chocolate locais. Todos receberam, dos hóspedes, notas acima de 4,91, numa escala que vai até 5. Os preços informados são referentes a uma diária e foram checados em 10/07/24, mas podem variar conforme a data da reserva.
Loft em Campos do Jordão
O loft acomoda um casal em um condomínio em meio à natureza. Fica no bairro de Jaguaribe, onde está localizada a fábrica de chocolates Araucária. No local, é possível ver a produção dos doces e visitar um pequeno museu.
Nota no Airbnb: 4,98
Palavra do hóspede: "O loft é muito agradável. Fiquei encantada com a limpeza e com a organização." (Sarah, julho de 2024)
Cabana em Monte Verde
Com cama queen-size e banheira de hidromassagem, a cabana para casal fica perto do centrinho turístico, onde estão as fábricas de chocolate. Nas tardes frias, a pedida é acender uma fogueira no deque para curtir o pôr do sol. Café da manhã incluído na diária.
Nota no Airbnb: 4,95
Palavra do hóspede: "Cabana charmosa, aconchegante, completa." (Fernanda, junho de 2024)
Apartamento em Ilhéus (BA)
Na terra do cacau, o apartamento de três quartos fica em um prédio com piscina, academia e salão de jogos, com acesso à praia dos Milionários. Fundada em 1985, a Chocolate Caseiro Ilhéus mostra o processo de produção na loja da fábrica.
Nota no Airbnb: 5
Palavra do hóspede: "Acomodação perfeita, atendeu todas as expectativas, ambiente impecável." (Juliano, maio de 2024)
Apartamento em Vila Velha
Opção de hospedagem para quem pretende visitar a fábrica de chocolates Garoto, instalada em Vila Velha há quase 100 anos. Com vista panorâmica da praia da Costa, o apartamento de dois quartos tem decoração inspirada no Mediterrâneo.
Nota no Airbnb: 4,97
Palavra do hóspede: "Foi minha segunda vez no apartamento e voltaria novamente." (Leandro, julho de 2024)
Apartamento em São José dos Campos (SP)
O apartamento de dois quartos, para quatro hóspedes, dá fácil acesso à Via Dutra e ao município vizinho de Caçapava, onde fica a fábrica da Nestlé. O tour pago pelas instalações permite conhecer diferentes etapas da criação das barras e bombons.
Nota no Airbnb: 5
Palavra do hóspede: "Atendeu todas as nossas expectativas. Recomendo de olhos fechados." (Lucas, maio de 2024)
Apartamento em Campos do Jordão
Em 70 m², o apartamento recebe até quatro pessoas em uma suíte com cama queen-size e um quarto com cama de casal standard. Há aquecedores de ambiente e de colchão, além de sacada com vista para o jardim.
Nota no Airbnb: 4,98
Palavra do hóspede: "Maravilhoso, bem privativo e confortável." (Bernardo, julho de 2024)
Casa em Monte Verde
Uma caminhada de 15 minutos leva até a avenida central, destino mais procurado pelos chocólatras que visitam Monte Verde. Para até cinco hóspedes, a casa tem quatro camas em dois quartos, jardim e garagem coberta.
Nota no Airbnb: 5
Palavra do hóspede: "Localização excelente: próximo da avenida principal, mas afastado o suficiente para a agitação e o barulho não nos alcançarem." (Carolina, junho de 2024)
Apartamento em Pomerode (SC)
A localização central do apartamento de dois quartos favorece o deslocamento até a fábrica da Nugali, que promove visitas guiadas para mostrar desde os pés de cacau até a transformação da matéria-prima em diferentes tipos de chocolate.
Nota no Airbnb: 4,98
Palavra do hóspede: "Excelente opção de hospedagem, bem localizada e aconchegante." (Amadeu, julho de 2024)
Miguel Pereira (RJ)
Casa com uma suíte e hidromassagem em um condomínio com lago e área de lazer aberta aos hóspedes. A visita à fábrica Terra dos Chocolates permite conhecer a cadeia de produção "bean to bar" (das amêndoas de cacau às barras de chocolate).
Nota no Airbnb: 4,91
Palavra do hóspede: "Ambiente extremamente agradável, ideal para relaxar e descansar." (Leonardo, junho de 2024)
Casa em Campos do Jordão
Batizada como Maison de Jardin, a casa na Vila Inglesa tem dois quartos e dois banheiros, para até cinco hóspedes. Nos dias mais frios, a lareira da sala e o fire pit da área externa ajudam a criar um clima aconchegante.
Nota no Airbnb: 4,98
Palavra do hóspede: "Foram dias muito agradáveis, o local é lindo e a localização é muito boa. Adorei." (Eliezer, junho de 2024)