Topo
Notícias

Alemanha vai banir chinesas Huawei e ZTE de rede 5G

11/07/2024 09h44

BERLIM, 11 JUL (ANSA) - A coalizão de governo na Alemanha chegou a um acordo para eliminar gradualmente de sua rede 5G componentes fabricados pelas gigantes chinesas de telecomunicações Huawei e ZTE devido a preocupações com a segurança nacional.   

Segundo a ministra alemã do Interior, Nancy Faeser, equipamentos dessas empresas terão de ser substituídos na rede central de quinta geração até o fim de 2026 e nas redes de acesso e transmissão até o fim de 2029.   

"Estamos protegendo sistemas nervosos centrais na Alemanha e a comunicação de cidadãos, empresas e do Estado", acrescentou. A medida foi acordada com companhias de telefonia móvel da Alemanha, que resistiam à ideia de excluir Huawei e ZTE e terão tempo para substituí-las.   

"Precisamos reduzir riscos de segurança e, ao contrário do passado, evitar dependências", destacou Faeser, em referência à crise energética instaurada na Alemanha devido à dependência em relação ao gás natural russo.   

Em 2022, Huawei e ZTE já haviam sido banidas nos Estados Unidos pelo governo de Joe Biden, acusadas de ser potenciais instrumentos de espionagem por parte da China. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Notícias