Topo
Notícias

Treino fofo? Veja 3 sinais de que você está pegando leve demais na academia

iStock
Imagem: iStock
do UOL

Colaboração para VivaBem

10/07/2024 04h11

Não é de hoje que vemos pessoas nas redes sociais criticando quem "treina fofo". Não vamos fazer isso aqui nem defender o "no pain, no gain", pois a ciência já mostrou que para ter bons resultados na academia não é necessário fazer exercícios até ficar com o corpo todo dolorido.

No entanto, para evoluir na atividade física (e melhorar a força ou o condicionamento aeróbico), seu treino também não pode ser sempre leve demais. Se não houver um aumento progressivo da carga, o corpo tende a se adaptar e a atividade física deixa de gerar os estímulos necessários.

Mostramos abaixo três sinais de que seu treino está muito leve e você precisa aumentar a intensidade do exercício:

Esta é a versão online da edição desta quarta-feira (10/07) da newsletter VivaBem. Para assinar esse e outros boletins gratuitamente e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Você consegue fazer mais repetições do que está na ficha Seu treino manda fazer três séries de 8 a 12 repetições em um exercício, mas você sente que poderia executar 13 ou mais movimentos? Então, é hora de aumentar o peso.

Você nunca sai cansado da academia Se você não fica um pouco mais ofegante nos exercícios ou não se sente um pouco cansado ao fim do treino, provavelmente algo precisa ser modificado. Quem faz musculação pode aumentar a intensidade com mudanças na carga, no número de repetições, de séries ou de exercícios ou no descanso. Na esteira, basta acelerar.

Você não se sente desafiado Quando o treino torna-se muito fácil, o desânimo pode levar você a cair na tentação de ficar no sofá em vez de ir para a academia. Para se sentir mais motivado, uma das opções é alterar o treino ou até mesmo testar outros tipos de exercício físico. O ideal é buscar sair da zona de conforto, mas sempre com a supervisão de um profissional de educação física.

Guia do Supermercado

Guia do Supermercado: molhos MAT - Reprodução/Arte UOL - Reprodução/Arte UOL
Imagem: Reprodução/Arte UOL

NÃO É SÓ TOMATE: TEM AÇÚCAR ESCONDIDO NO SEU MOLHO

Na newsletter Guia do Supermercado desta semana (cadastre-se aqui para recebê-la), Sari Fontana compara diferentes marcas de molho e mostra o que você deve observar para escolher um bom produto. Confira a avaliação completa.

Notícias