Topo
Notícias

Taiwan detecta 66 aviões chineses perto da ilha, um recorde em 2024

10/07/2024 23h22

O Ministério da Defesa de Taiwan disse nesta quinta-feira (11) que seus sistemas detectaram 66 aviões militares chineses ao redor da ilha em uma janela de 24 horas, um recorde no ano.

Pequim afirma que a ilha de governo democrático é parte de seu território e garante que nunca renunciará ao uso da força para tomar seu controle.

O recorde acontece um dia depois que as autoridades de Taiwan e do Japão relataram supostos exercícios militares chineses em águas próximas.

Segundo o comunicado do Ministério da Defesa de Taiwan, 66 aviões e sete navios militares chineses foram detectados ao redor de seu território em 24 horas até a manhã desta quinta-feira.

No total, 56 aviões chineses atravessaram a linha mediana, um estreito de 180 quilômetros que separa a ilha de Taiwan da China. 

Uma ilustração publicada pelo governo chinês mostra que algumas aeronaves se aproximaram a menos de 33 milhas náuticas (61 quilômetros) do extremo sul de Taiwan.

O recorde anterior neste ano datava de maio, quando Pequim enviou 62 aviões e 27 barcos durante manobras militares após a posse do novo presidente taiwanês, Lai Ching-te, considerado pela China como "um perigoso separatista".

Para o analista militar Su Tzu-yun, a nova demonstração de força da China é uma reação aos recentes acontecimentos políticos, incluindo a reunião do novo embaixador de fato dos Estados Unidos em Taiwan com Lai, que expressou apoio a Taipé durante um encontro na quarta-feira. 

"Pequim pressiona Taiwan para expressar seu descontentamento com o apoio de que goza", declarou Su, do Instituto de Pesquisa sobre Defesa e Segurança Nacional de Taiwan.

O porta-voz da diplomacia chinesa, Lin Jian, reiterou nesta quinta-feira que "Taiwan é uma parte inalienável do território da China".

"A determinação e a resolução do povo chinês de salvaguardar a soberania nacional e a integridade territorial são inabaláveis", afirmou.

aw-dhc/cwl/dbh/am/fp

© Agence France-Presse

Notícias