Topo
Notícias

Se eleito, Marçal diz que dará seus cursos de mentoria à população

do UOL

Eduardo Baszczyn

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/07/2024 17h10

O pré-candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, prometeu aplicar os cursos que costuma ministrar para a população de São Paulo, caso seja eleito. Ele participou, nesta quarta-feira (10), de sabatina promovida pelo UOL e pelo jornal Folha de S.Paulo.

O que aconteceu

O pré-candidato afirmou que pretende dar mentoria gratuita para a população da capital paulista. Pablo Marçal disse não saber se a ideia seria possível, mas que gostaria de colocá-la em prática, dentro do que a lei permitiria.

Eu quero que as pessoas sejam afetadas por isso. Você que é empreendedor, vou te ensinar a ser investidor. Vou contratar alguém para você ter mais tempo para você pensar em outros negócios. Você que é investidor, vou te pedir 'pare de investir nos Estados Unidos'

Para Marçal, as técnicas que costuma utilizar como influenciador nas redes sociais poderiam ser aplicadas para diminuir, por exemplo, os números do desemprego na capital paulista. "Imagina a gente encher no estádio do Itaquerão, lotado de gente e falar, vocês estão desempregados, então aqui, vocês vão fazer isso e isso. Conta comigo, eu vou fazer. Eu tenho energia para amar o povo, para ir na favela toda semana", acrescentou.

No Instagram, Marçal se intitula "o call center que se tornou mentor de 11 milhões de brasileiros". Palestrante, escritor de autoajuda e influenciador, ele somava 11,5 milhões de seguidores nas redes sociais, até esta quarta-feira (10).

Quem é Pablo Marçal

Empresário, Marçal deverá concorrer pela segunda vez a um cargo público. Em 2022, ele tentou disputar a Presidência da República pelo Pros, mas o partido cancelou a candidatura e apoiou o presidente Lula (PT). Marçal, então, concorreu a deputado federal por São Paulo e teve 243 mil votos, mas o registro foi negado pela Justiça Eleitoral.

Marçal foi anunciado no final de maio como pré-candidato a prefeito pelo PRTB. Desde que se colocou na disputa, ele já se reuniu com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, mas negou ter pedido apoio dele. Na mesma semana, Marçal teve um embate no Congresso com o deputado Guilherme Boulos (Psol-SP), adversário dele na corrida pela prefeitura de São Paulo.

O empresário apareceu empatado em 3º lugar na pesquisa mais recente do Datafolha, divulgada no dia 8. O candidato do PRTB marcou 10%, empatado tecnicamente com José Luiz Datena (PSDB), com 11%, Tabata Amaral (PSB), com 7%, e Marina Helena (Novo), com 5%. Ficaram à frente deles o prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 24%, e Boulos (PSOL), com 23%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Próximas sabatinas

O UOL e o jornal Folha de S.Paulo promovem sabatinas com pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo. Na sexta (12), às 10h, será a vez do deputado Guilherme Boulos (PSOL). No dia 15, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tenta a reeleição, participa da sabatina às 10h. José Luiz Datena (PSDB) é o entrevistado do dia 16, também às 10h.

Ao todo, o UOL e a Folha vão promover sabatinas com candidatos à prefeitura de 17 cidades do país. Já aconteceram as entrevistas com Fuad Noman (PSD) e Rogério Correia (PT), em Belo Horizonte; Bruno Reis (União) e Kleber Rosa (PSOL), em Salvador; com João Campos (PSB), Gilson Machado (PL) e Daniel Coelho (PSD), no Recife.

Ainda acontecerão as sabatinas com candidatos a 13 prefeituras: Rio de Janeiro, Maceió, Manaus, Fortaleza, Curitiba, Guarulhos, São Bernardo, Santo André, Osasco, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto e São José dos Campos.

Notícias