Topo
Notícias

Neta: nova marca chinesa chega ao Brasil com aposta em design e tecnologia

do UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/07/2024 04h00

Nesta semana, o programa Carona traz a Neta, nova montadora chinesa que vai começar a operar no Brasil neste segundo semestre, inicialmente com veículos importados, mas com planos de produção nacional a partir de 2025 ou 2026.

Start-up com foco em tecnologia e conectividade, a Neta produz automóveis há apenas seis anos e aposta no design dos seus carros para conquistar o consumidor brasileiro.

Dos sete modelos que compõem seu portfólio global, a montadora iniciará suas operações brasileiras com três carros eletrificados, ainda mantidos em segredo.

Nossa aposta é de que serão o Neta Aya, SUV compacto com cerca de 4 m de comprimento e propulsão totalmente elétrica; o Neta L, utilitário esportivo de porte médio com 4,77 m de comprimento e versões híbrida e elétrica; e o cupê esportivo elétrico Neta GT, que traz configurações de 231 cv e 462 cv.

Navio gigante da BYD

Navio gigante da BYD - Jorge Moraes/UOL - Jorge Moraes/UOL
Com capacidade para até 7 mil veículos, o navio Explorer Nº 1 da BYD desembarcou no Brasil com 5,5 mil carros
Imagem: Jorge Moraes/UOL

O Carona também mostra o Explorer Nº 1, o navio gigante da BYD que recentemente desembarcou no Brasil com cerca de 5,5 mil carros da montadora chinesa.

Com 200 metros de comprimento, 23 tripulantes e capacidade para transportar até 7.000 veículos, a embarcação atracou no fim de maio no Porto de Suape, em Pernambuco, trazendo 5.459 veículos elétricos e híbridos da BYD.

Esse lote, que inclui o recém-lançado sedã híbrido King, serviu para compor estoque nas concessionárias da marca antes do aumento do imposto de importação para automóveis elétricos, híbridos convencionais e híbridos plug-in, que começou a valer no dia 1º de julho no mercado brasileiro.

Essa foi apenas a segunda viagem do cargueiro colossal, que levou 27 dias da China até o Brasil e já retornou ao país de origem.

Além do novo King, que acaba de chegar com duas versões e preços a partir de R$ 175,8 mil, o Explorer Nº 1 trouxe para cá o SUV híbrido "barato" BYD Song Pro, que será lançado nos próximos dias, e outros modelos eletrificados da fabricante oriental, como Song Plus, Yuan Plus e Seal.

Pneu tem prazo de validade

Pneu - iStock/Getty Images - iStock/Getty Images
Imagem: iStock/Getty Images

No quadro Autosserviço, o apresentador Jorge Moraes conversa com o consultor em manutenção automotiva Marcelo Silva para falar de um assunto que envolve a segurança nos carros: os cuidados com os pneus.

Pouca gente sabe, mas até pneus pouco rodados podem representar riscos ao volante, caso estejam fora do prazo de validade.

Moraes e Silva destacam, ainda, a importância do rodízio dos pneus e da verificação regular do desgaste da banda de rodagem.

Por fim, há o quadro Fala Carona, em que Jorge Moraes conversa com a audiência e esclarece dúvidas sobre o mercado automotivo.

'Carona' é nova atração do UOL Carros

Nova atração do UOL Carros na programação do Canal UOL, o 'Carona' aborda os assuntos mais quentes do mercado automotivo todas as segundas-feiras, às 11h (horário de Brasília).

Apresentado pelo jornalista e colunista Jorge Moraes, o programa traz os lançamentos mais importantes do setor, além de dicas de serviços, entrevistas com personagens, curiosidades e novas tendências para você ficar por dentro do que interessa no mundo dos carros e da mobilidade.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Notícias