Topo
Notícias

Coalizão da indústria busca elevar acesso a smartphones em países pobres

10/07/2024 10h40

(Reuters) - O grupo da indústria de telecomunicações GSMA anunciou nesta quarta-feira uma coalizão global de empresas, organizações e instituições financeiras que buscará tornar os smartphones mais acessíveis e baratos para algumas das populações mais pobres do mundo.

A coalizão será composta por operadores e fornecedores de telefonia móvel e instituições globais, como o Banco Mundial, a agência das Nações Unidas ITU e a WEF Edison Alliance, disse a GSMA em comunicado.

Essas instituições irão avaliar formas de reduzir o custo de entrada na economia digital para as populações com baixos rendimentos, especialmente na África Subsaariana e no Sul da Ásia, afirmou o comunicado.

“A acessibilidade dos aparelhos é frequentemente reconhecida como a barreira mais significativa para colocar as pessoas online”, afirmou a GSMA.

O grupo disse ainda que o celular é muitas vezes a única forma de as pessoas em países com rendimentos baixos e médios acessarem a internet, com 38% da população mundial vivendo em áreas onde não podem utilizar a internet móvel devido a barreiras como o elevado custo.

"A coalizão colaborará para melhorar o acesso a dispositivos com acesso à internet para preencher a 'lacuna de utilização', que impede cerca de três bilhões de pessoas em todo o mundo de maximizarem seu potencial na economia digital global", acrescentou.

(Reportagem de Olivier Sorgho em Gdansk)

Notícias