Topo
Notícias

Frio e chuva em SP: como serão próximos dias e até quando dura frente fria?

Pessoas se protegem da chuva e do frio na região central de São Paulo - CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDO
Pessoas se protegem da chuva e do frio na região central de São Paulo Imagem: CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDO
do UOL

Do UOL, em São Paulo

09/07/2024 15h13

A chegada de uma nova frente fria ao estado de São Paulo nos últimos dias deve provocar chuvas e queda nas temperaturas em cidades paulistas durante a segunda semana de julho, segundo Climatempo.

Alertas de chuva para as próximas semanas

Cidades no sul de São Paulo podem ter temporais. Chuva forte com ventos de até 90 km/h devem ocorrer durante esta semana em Iguape, Cananeia, Avaré, Ourinhos, Presidente Prudente, Itapetininga e Itapeva, conforme as previsões da Climatempo.

Chuva na capital paulista aumenta nesta terça-feira (9), com probabilidade de trovoadas e baixas temperaturas. Temporais também atingem cidades de São Carlos, Pirassununga e Campinas "de maneira mais irregular na terça e perdendo força na quarta (10)", informa o portal meteorológico.

"Eventos de chuva intercalam com dias mais tranquilos" durante a semana. Na quinta-feira (11), boa parte do estado volta a ter mais sol e tempo firme "com elevação rápida nas temperaturas", segue a Climatempo.

A chegada de uma nova frente fria volta a "espalhar instabilidades" a partir de sexta-feira (12) no estado. Por isso, regiões do litoral, sul e oeste paulista, vão terminar a semana com tempo mais fechado e chuvoso.

Como a chuva vai acontecer com uma certa regularidade e frequência entre esta segunda semana de julho e a próxima semana, é possível que os acumulados sejam mais altos em partes do estado de São Paulo, como nas áreas mais ao sul, leste e centro-oeste, que podem acumular volumes de chuva superior à média histórica para julho, considerando que esse é um mês muito seco. Alerta da Climatempo

Duração da frente fria na capital

As temperaturas devem subir na cidade de São Paulo já a partir de quarta-feira (10), com mínima de 11°C, máxima de 21°C, e probabilidade de chuva durante o dia, segundo a Climatempo.

Precipitações e frio diminuem até sexta (12), mas retornam no fim de semana. Quinta e sexta têm previsão de mínima e máxima que variam de 13°C para 14°C e 20°C para 26°C, respectivamente. Já no sábado (13), deve voltar a chover com temperatura máxima prevista em 16°C.

Chuvas dão trégua na semana do dia 15 a 19 de julho, com dias nublados e termômetros variando entre 13°C e 25°C.

Tempo firme é esperado a partir do dia 20. Com máximas que podem chegar a 29°C e 30°C na terceira semana do mês, período de 20 ao 23 de julho será mais quente, de "sol com algumas nuvens" e baixa probabilidade de chuva na capital, conforme a previsão meteorológica.

Notícias