Topo
Notícias

Dois israelenses são gravemente feridos em ataque retaliatório do Hezbollah contra Golã, diz serviço de ambulância

09/07/2024 16h18

Por Tala Ramadan

DUBAI (Reuters) - Duas pessoas ficaram gravemente feridas após o Hezbollah atirar dezenas de foguetes contra as Colinas de Golã nesta terça-feira, disse o serviço de ambulância israelense, uma retaliação do grupo militante libanês após um ex-guarda-costas de seu líder ser morto em um ataque israelense. 

O serviço de ambulância de Israel afirmou em comunicado que os paramédicos relataram dois feridos em “condição crítica”, após sirenes de alerta vermelho dispararem em Golã. As Forças Armadas não confirmaram os feridos.

Mais cedo nesta terça, um ataque aéreo israelense atingiu um veículo em território sírio na estrada entre Damasco e Beirute, matando um dos ex-guarda-costas do líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, que, segundo fontes de segurança, esteve recentemente envolvido no transporte de armas para o grupo apoiado pelo Irã. 

O Hezbollah afirmou que atirou dezenas de foguetes Katyusha contra as Colinas de Golã em retaliação. O Exército israelense disse que 40 projéteis cruzaram do Líbano para Golã.

O Hezbollah lamentou a morte do ex-guarda-costa Yasser Nimr Qarnabsh sem entrar em detalhes sobre seu papel na organização. Duas fontes de segurança afirmaram que ele havia se tornado uma autoridade de médio escalão no Hezbollah, envolvido no transporte de armas. 

Israel geralmente não discute ataques de suas forças na Síria. Questionado sobre o ataque, um porta-voz do Exército israelense disse: "Não comentamos reportagens da imprensa estrangeira". 

O Hezbollah começou a atingir alvos israelenses na fronteira em apoio aos palestinos após seu aliado, o Hamas, lançar um ataque em 7 de outubro contra Israel que desencadeou a atual guerra em Gaza. Dezenas de milhares de israelenses e libaneses foram forçados a se retirar de áreas próximas à fronteira entre os países. 

(Reportagem de Laila Bassam, Timour Azhari, Tala Ramadan, Steven Scheer e Hatem Maher)

Notícias