Topo
Notícias

Aeroporto de Milão receberá o nome de Silvio Berlusconi

09/07/2024 11h45

O aeroporto de Milão receberá o nome do controverso ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, apesar dos protestos do prefeito de centro-esquerda da cidade.

O vice-primeiro-ministro, Matteo Salvini, que também detém a pasta dos Transportes e lidera o partido La Liga (extrema direita), anunciou a mudança de nome na sexta-feira (5), um ano após a morte do empresário.

"A decisão final cabe ao ministro dos Transportes e estou disposto a assiná-la, com orgulho e emoção, em memória do meu amigo Silvio, um grande empresário, um grande milanês e um grande italiano", disse Salvini.

O prefeito de Milão, Giuseppe Sala, comentou nesta terça-feira (9) que a decisão de mudar o nome do aeroporto de Malpensa, um dos maiores da Itália, não deveria ser tomada apenas por Salvini.

"Uma decisão deste tipo pode ser tomada em 24 horas?", questionou o prefeito, citado pela agência de notícias AGI.

O bilionário Silvio Berlusconi, falecido em junho do ano passado, aos 86 anos, manteve laços estreitos com Milão, onde fez fortuna e presidiu por 31 anos o time de futebol AC Milan, que venceu a Liga dos Campeões cinco vezes enquanto ele estava à frente.

Silvio Berlusconi foi um político muito controverso. Muitos italianos viam nele um cativante homem que se fez sozinho; enquanto em outros gerou vergonha, especialmente devido aos seus escândalos sexuais e aos seus problemas com a lei.

O Partido Democrata (PD, esquerda), principal partido da oposição, propôs vários nomes alternativos para o aeroporto, argumentando que "a biografia de Berlusconi não representa aqueles que, como nós, combatem os valores desse período".

Um sindicato de esquerda, o CGIL, publicou uma petição online, na página change.org, para que o aeroporto recebesse o nome de Carla Fracci (1936-2021), uma lenda do balé italiano e natural de Milão.

A CGIL, que apela a "evitar tomar decisões que provoquem divisões profundas", promove o nome da bailarina porque "ela transmitiu, para todo o mundo, elegância, estilo e coragem".

ide/ams/spb/jvb/mb/jmo/aa

© Agence France-Presse

Notícias