Topo
Notícias

Colômbia vence Paraguai (2-1) pelo grupo do Brasil na Copa América

24/06/2024 20h58

A Colômbia venceu o Paraguai por 2 a 1 nesta segunda-feira (24), em Houston (Texas), na abertura do Grupo D da Copa América, o mesmo do Brasil.

Daniel Muñoz (31') e Jefferson Lerma (42') marcaram de cabeça os gols colombianos, ambos com assistência de James Rodríguez, meia do São Paulo, enquanto os paraguaios descontaram no segundo tempo com Julio Enciso (69').

A Colômbia foi superior durante todo o duelo: veloz, com movimentação por todo o campo, abrindo o jogo pelas laterais e com uma capacidade de recuperação da bola que não deixava o Paraguai respirar.

- Domínio colombiano -

Já nos primeiros minutos, Richard Ríos, meia do Palmeiras, roubou a bola de Hernesto Caballero e bateu forte por cima do travessão. Aos 12 minutos, foi a vez de Luis Díaz quase marcar um golaço depois de passar por dois marcadores.

Os ataques da Colômbia eram constantes, mas em alguns momentos o Paraguai conseguia responder encontrando espaços com Alex Arce e Julio Enciso.

A primeira boa chance veio aos 17 minutos, em cobrança de falta de Enciso que o goleiro Camilo Vargas defendeu.

Uma lesão de Jhon Lucumí pouco depois obrigou a Colômbia a antecipar uma alteração e colocar o zagueiro Yerry Mina (ex-Palmeiras).

Pelo lado esquerdo, Johan Mojica tentava mudar o jogo, e pelo direito, Muñoz esperava uma oportunidade.

- James decisivo -

Nos primeiros 30 minutos, os paraguaios pareciam já ter queimado boa parte de seu combustível. Foi nesse momento que o time colombiano cresceu no jogo.

Depois de receber a bola pela esquerda, James cruzou na segunda trave para Daniel Muñoz cabecear e abrir o placar no NRG Stadium.

O segundo gol colombiano também começou nos pés do jogador do São Paulo, que cobrou falta fechada e Jefferson Lerma desviou a bola para as redes de cabeça.

- Paraguai melhora -

No segundo tempo, o Paraguai voltou mais organizado, tentando criar jogadas aproveitando que a Colômbia perdeu um pouco do controle no meio-campo, evidenciando o cansaço de ambas as equipes.

O técnico da seleção paraguaia, Daniel Garnero, fez mudanças e colocou em campo o lateral Ramón Sosa, que cruzou para Enciso aparecer nas costas de Mojica e bater cruzado de primeira para diminuir.

A Colômbia sentiu o gol, mas reagiu em mais uma boa ação de James, que perdeu uma oportunidade clara nos últimos minutos, quando optou por passar a bola para Díaz ao invés de finalizar.

Na próxima sexta-feira, a Colômbia enfrenta a Costa Rica no State Farm Stadium em Glendale (Arizona). No mesmo dia, o Paraguai será o adversário do Brasil no Allegiant Stadium em Las Vegas (Nevada), pela segunda rodada do grupo.

mav/ol/cb/am

© Agence France-Presse

Notícias