Topo
Notícias

Africa Oil compra participação da BTG em joint venture de ativos da Nigéria

24/06/2024 15h27

(Reuters) - A Africa Oil informou nesta segunda-feira que concordou em comprar a participação de 50% do BTG Pactual Oil & Gas na joint venture Prime Oil & Gas, em um acordo que permitirá com que o BTG se torne um grande acionista da Africa Oil.

A Prime tem ativos de produção marítimos na Nigéria e é responsável por 100% das reservas e produção da Africa Oil. O negócio deverá ser concluído no terceiro trimestre de 2025.

As ações da Africa Oil, listada em Toronto, subiram mais de 6% após o anúncio.

Após a conclusão, espera-se que o BTG detenha cerca de 35% do capital social ampliado da Africa Oil e nomeie Huw Jenkins como presidente não executivo do conselho e dois outros diretores não executivos, disse a Africa Oil.

O BTG, o maior banco de investimento independente do Brasil, por sua vez, concordou em dar à Africa Oil uma “primeira visão dos potenciais investimentos de capital em ativos e empresas upstream de petróleo e gás” na África.

O acordo irá "melhorar as nossas operações, proporcionar poupanças identificáveis ​​e aumentar os nossos retornos de capital para os acionistas numa base sustentável", disse o presidente e presidente-executivo da Africa Oil, Roger Tucker.

A joint venture Prime detém uma participação de 8% em ativo de águas profundas no campo Agbami da Chevron e outra participação de 16% em três campos offshore operados pela TotalEnergies.

(Reportagem de Arunima Kumar e Deep Vakil em Bengaluru)

Notícias