Topo
Notícias

Gaúcho preso na Alemanha por tráfico internacional de drogas é extraditado

do UOL

Laila Nery

Do UOL, em São Paulo

23/06/2024 13h04

Um brasileiro de 39 anos foi extraditado neste sábado (22), depois de ter sido preso em abril pela polícia alemã. Ele foi apontado como um dos principais líderes de uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas por via marítima através do Porto de Rio Grande (RS).

O que aconteceu

O gaúcho estava foragido e teve o nome incluído na Difusão Vermelha, lista de procurados da Interpol. Segundo a PF (Polícia Federal), ele, que não teve nome divulgado, gerenciava uma organização criminosa que atuava no Rio Grande do Sul para enviar drogas para o exterior.

Ele estava no município de Bremerhaven, importante cidade portuária do país. Ao ser localizado pela Interpol alemã em abril, o criminoso permaneceu detido no país até a conclusão do processo de extradição. Neste sábado ele foi encaminhado para a capital, Frankfurt, onde foi entregue à Polícia Federal. Já no Brasil, foi encaminhado ao Sistema Penitenciário Estadual do Rio Grande do Sul.

A operação é resultado de uma parceria entre a PF e a Interpol. A organização criminosa que o foragido integrava foi desarticulada pela Operação Escafandria, cujo objetivo era justamente desarticular o tráfico de entorpecentes por via marítima no RS.

Notícias