Topo
Notícias

Festa de São João contrasta com incêndio no Pantanal, em Corumbá (MS)

do UOL

Do UOL, no Rio

23/06/2024 15h07

A edição deste ano do tradicional Arraial do Banho de São João, realizada entre sexta (21) e domingo (23), em Corumbá (MS), contrasta com os incêndios que atingem o Pantanal nos últimos dias.

O que aconteceu

Imagens divulgadas em redes sociais mostram o fogo consumindo a mata de um lado do Rio Paraguai enquanto a festa reúne centenas de pessoas na outra margem. O contraste entre a tragédia ambiental e a diversão gerou críticas.

Recorde de incêndios. O Pantanal registrou um número recorde de incêndios florestais para o mês de junho, antes do início da estação seca, segundo dados oficiais divulgados nesta sexta (21).

Desde 1º de junho, 1.729 focos de incêndio foram identificados por satélite nesta zona, segundo números do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Isso é quase quatro vezes superior ao recorde anterior para o mês de junho, de 435 focos em 2005.

Com 1.291 focos, a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, concentra a maior parte dos incêndios no bioma em 2024. A população tem sofrido com a fumaça que se espalha pela cidade.

Evento é patrimônio imaterial. O Arraial do Banho de São João é reconhecido como patrimônio imaterial e cultural do Brasil.

O Arraial do Banho de São João 2024 , cujo tema é "A Fé do Nosso Povo é Patrimônio do Brasil", é realizado pela prefeitura de Corumbá. Além de atrações gastronômicas e artesanato, o evento também conta com shows de artistas locais e duplas sertanejas. O palco foi montado no Porto Geral.

Notícias