Topo
Notícias

Chuvas no RS: rio sobe e famílias deixam casas em São Sebastião do Caí

do UOL

Do UOL, em São Paulo

17/06/2024 10h49Atualizada em 17/06/2024 13h01

Cerca de 400 pessoas precisam deixar as próprias casas em São Sebastião do Caí (RS) após fortes chuvas na região.

O que aconteceu

Nível do rio Caí subiu quase três metros entre a noite do domingo (16) e esta manhã (17). Segundo a prefeitura do município, a medição mostrava 14,50 metros às 10h. À meia-noite, o rio media 11,58 metros.

Água está mais de quatro metros acima do nível de inundação. A prefeitura orientou ainda na noite do domingo que moradores deixem áreas de risco.

Bombeiros voluntários retiraram moradores de áreas afetadas. Alguns foram retirados com ajuda de caminhões durante madrugada, e pelo menos 15 resgates foram feitos na manhã de hoje, informou o comandante Anderson Jociel ao UOL.

Aulas da rede municipal foram canceladas. A ERS-124, no trecho entre São Sebastião do Caí e Pareci Novo, foi bloqueada pelas águas.

Município ainda tinha 150 desabrigados por causa das chuvas de maio. Essas pessoas, que perderam as casas há mais de um mês, estão alocadas em abrigos municipais, informou a prefeitura.

Danos pela chuva e inundações

Pelo menos 19 municípios reportaram danos relacionados às chuvas à Defesa Civil. Em São Luiz Gonzaga, 400 pessoas ficaram desalojadas e uma ficou ferida devido a inundações e deslizamentos.

Bloqueio de estradas deixou duas mil pessoas ilhadas. A ocorrência foi no distrito de Barra do Ouro, em Maquiné, onde as ERS-484 e ERS-239 foram bloqueadas, informou a Defesa Civil do estado.

Regiões da Serra e do Litoral Norte também registraram deslizamentos, sem feridos. Entre as cidades afetadas, estão: Arvorezinha, Bento Gonçalves, Boqueirão do Leão, Canela, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Coqueiro Baixo, Dom Pedro de Alcântara, Igrejinha, Mampituba, Maquiné, Pareci Novo, Parobé, Roca Sales, São Luiz Gonzaga, Rio Pardo, São Vendelino, Três Coroas e Vale Real.

Previsão é de mais chuva. A região norte do estado deve ter chuvas fortes, com até 300 milímetros acumulados, entre esta segunda e a quinta-feira (20).

Notícias