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Patrocínio limpo para Juventus, da Mooca, ganha Ouro no festival de Cannes

De camisa limpa: patrocinador do Juventus não colocou marca no uniforme - Divulgação
De camisa limpa: patrocinador do Juventus não colocou marca no uniforme Imagem: Divulgação
do UOL

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

17/06/2024 16h02

O Cannes Lions, festival de criatividade mais importante do mundo, anunciou hoje (17) seus primeiros premiados. O Brasil ficou com 18 leões (como são conhecidos os troféus), sendo 3 de Ouro, 6 de Prata e 9 de Bronze.

Entre os troféus de Ouro, destaque para a ação 'Patrocínio limpo' criada pela agência DM9 para a Consul. A iniciativa também levou um troféu de Prata na categoria Outdoor (no festival, as ações podem ganhar mais de um troféu dentro de uma mesma categoria).

Na campanha, a marca de eletrodomésticos anunciou um patrocínio ao Juventus, tradicional clube de futebol da Mooca, zona leste de São Paulo. Mas, ao contrário do que acontece em outros acordos deste tipo, a marca decidiu não estampar seu logotipo na camisa do time, que completa 100 anos em 2024:

Os outros leões dourados foram entregues para as campanhas 'Uninterruptad', criado pela agência Africa Creative para Budweiser, em Audio & Radio, e 'Thanks for Coke-Creating', criada pela agência VML para a Coca-Cola, em Press & Print -que ainda levou outros 2 troféus de Prata em Outdoor.

Confira os prêmios brasileiros em cada categoria que foram anunciados no 1º dia do festival -o Brasil ficou sem prêmios em Pharma:

  • Health & Wellness Lions: 2 troféus de Bronze
  • Audio & Radio Lions: 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze
  • Outdoor Lions: 1 Ouro, 5 Pratas e 2 Bronzes
  • Print & Publishing Lions: 1 Ouro e 5 Bronzes

Mais de R$ 10 milhões em inscrições

O Cannes Lions vai até sexta-feira (21). Até lá, serão anunciados os vencedores em mais 25 categorias. As empresas brasileiras inscreveram mais de 2 mil ações de marketing no festival, em um investimento que ultrapassa os R$ 10 milhões.

Uma das grandes novidades deste ano foi a criação da categoria 'Luxury & Lifestyle', que premiará a comunicação voltada para bens e experiências de luxo. Além disso, a organização incluiu um campo obrigatório do uso de inteligência artificial (IA) nas inscrições dos trabalhos: os concorrentes deverão ter informado se usaram ferramentas de IA na coleta de informações, concepção ou produção.

O Brasil teve um recorde de jurados nesta edição. A organização escolheu 43 profissionais do País para avaliar os trabalhos no evento, com destaque para Anselmo Ramos e Diego Machado, que serão presidentes dos júris de Brand Experience e Innovation, respectivamente.

No ano passado, agências e empresas brasileiras ficaram com 92 Leões: Titanium Lions (para W+K SP/Africa Creative), 2 Grand Prix (para AlmapBBDO e AKQA), além de 11 Ouros, 28 Pratas e 50 Bronzes. Mesmo com o bom desempenho, o Brasil ficou longe do seu recorde de 115 troféus, conquistados em 2013.

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