Topo
Notícias

Bélgica estreia na Euro com derrota para Eslováquia (1-0)

17/06/2024 15h10

A Eslováquia é a primeira grande surpresa da Eurocopa 2024, ao derrotar a Bélgica por 1 a 0 nesta segunda-feira (17), pela primeira rodada do Grupo E, em Frankfurt.

A seleção eslovaca, em sua terceira participação na Euro, não se intimidou contra uma das grandes do continente e aproveitou o mau início dos 'Diabos Vermelhos' para marcar com o atacante Ivan Schranz (7').

A vitória épica, que contou com uma dose de sorte em um dia pouco inspirado do ataque belga, coloca a Eslováquia na liderança da chave ao lado da Romênia, que mais cedo venceu a Ucrânia por 3 a 0.

O resultado traz de volta o fantasma da Copa do Mundo de 2022 para a Bélgica, que naquela ocasião foi eliminada na fase de grupos.

O time do técnico Domenico Tedesco pagou caro pela falta de pontaria, desperdiçando várias oportunidades e errando no último passe, além de conceder várias chances ao adversário.

Assim, apesar de o jogo ter começado com duas grandes ocasiões de gol para os belgas, uma em arrancada de Jérémy Doku (3') e outra em erro na saída de bola de Martin Dubravka (5'), foi a Eslováquia quem abriu vantagem.

Em arremesso lateral perto da área da Bélgica, Doku saiu jogando errado e Juraj Kucka bateu para a defesa parcial do goleiro Koen Casteels. No rebote, Schranz aproveitou para mandar a bola para as redes (7').

Apesar do erro, Doku foi uma contínua dor de cabeça para a defesa eslovaca, mas seus companheiros não estavam em um bom dia.

Nem mesmo as ações arriscadas do goleiro Martin Dúbravka serviram para que Romelu Lukaku e Leandro Trossard conseguissem empatar. Pelo contrário, a outra grande chance antes do intervalo foi uma batida forte de Lukas Haraslin (40') que Casteels salvou fazendo grande defesa.

No início do segundo tempo, Haraslin (47') e Denis Vavro (50') arriscaram de longe, em chutes desviados que passaram perto do gol belga.

- Primeira derrota de Tedesco -

O técnico Domenico Tedesco trocou Trossard e Doku de lado, enquanto o capitão Kevin De Bruyne tentava resolver o quebra-cabeças no meio-campo e organizar a Bélgica em busca do empate, mas a Eslováquia se mostrou concentrada na defesa e inspirada no ataque.

As mudanças chegaram a funcionar, com Lukaku marcando duas vezes, mas os gols foram anulados: o primeiro por impedimento (62') e o segundo por toque de mão de Loïs Openda no início da jogada (88').

Nos acréscimos, De Bruyne quase fez o de empate batendo de fora da área e obrigando Dúbravka a fazer boa defesa.

Esta é a primeira derrota de Domenico Tedesco em 15 jogos desde que assumiu o comando da seleção da Bélgica, em fevereiro de 2023. Na próxima rodada, a equipe vai enfrentar a Romênia com a obrigação de vencer para não se complicar ainda mais na chave.

Para a Eslováquia, a vitória contra o adversário mais complicado do grupo é um grande passo rumo às oitavas de final, fase que já alcançou na edição de 2016 da Euro.

dar/hpa/iga/pm/cb

© Agence France-Presse

Notícias