Topo
Notícias

1.200 casas ficam destelhadas após ventania e granizo em cidade do Sul

Mais de mil imóveis foram afetados na cidade de São Luiz Gonzaga (RS) - Reprodução/Brigada Militar do Governo do RS
Mais de mil imóveis foram afetados na cidade de São Luiz Gonzaga (RS) Imagem: Reprodução/Brigada Militar do Governo do RS
do UOL

Do UOL, no Rio

16/06/2024 14h14

Governo do Rio Grande do Sul diz que a cidade de São Luiz Gonzaga registrou um fenômeno classificado como 'microexplosão'.

O que aconteceu

1.200 casas, quatro escolas e dois postos de saúde ficaram destalhados no município de São Luiz Gonzaga na noite de ontem.

O prédio da Secretaria Municipal de Saúde, o Museu Arqueológico e estabelecimentos comerciais também foram afetados.

De acordo com o Governo do RS, o que aconteceu foi uma "microexplosão", causada por ventos fortes e granizo.

O fenômeno decorre de uma intensa instabilidade associada a uma frente fria estacionária com o fluxo de umidade do norte do país. Ocorre quando existem tempestades intensas com muitas descargas elétricas, granizo e muita água. As rajadas de vento podem chegar a 150km por hora.

Atuam no local a Defesa Civil do RS, do município, e guarnições da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, além de equipes da prefeitura.

Previsão de chuva no RS. Para este domingo, a previsão é de que o estado tenha volume de chuva de até 100mm.

Chuvas devem continuar na semana que vem. A MetSul diz que há risco de cheias de rios pelo somatório da chuva do fim de semana com os dos dias seguintes. A maioria dos modelos indica uma faixa de precipitação mais volumosa entre o centro do estado e a região metropolitana de Porto Alegre, e uma segunda entre o Noroeste e a região serrana.

Notícias