Topo
Notícias

Lula se encontra com Scholz e Macron na Itália

15/06/2024 10h17

BRASÍLIA, 15 JUN (ANSA) - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontrou na Itália com seu homólogo francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Scholz.   

Na reunião com Macron, o petista retomou as conversas sobre a colaboração de ambos os países no combate à mineração ilegal e ao tráfico de madeira no Brasil e na Guiana Francesa.   

O debate ocorreu no âmbito de um acordo assinado no início do ano para lutar contra as ameaças à segurança e ao meio ambiente, bem como aos riscos para a saúde que afetam a região.   

Os líderes também concordaram em cooperar nas áreas de segurança e em outros assuntos de interesse comum, bem como colaborações culturais.   

Já com Scholz, Lula conversou com o alemão sobre o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, a situação política no velho continente e na América Latina e, por fim, os conflitos em Gaza e na Ucrânia.   

O petista ainda convidou a Alemanha a aderir à Aliança Global contra a Fome, uma das prioridades do Brasil na perspectiva da presidência do G20, e sublinhou a necessidade de reformar as instituições de governança global.   

Durante o encontro, Scholz também manifestou sua solidariedade ao povo brasileiro pelas consequências das enchentes no Rio Grande do Sul. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Notícias