Topo
Notícias

Píer para entrega de ajuda a Gaza será transferido temporariamente

14/06/2024 21h20

O píer americano usado para entregar ajuda à Faixa de Gaza será transferido temporariamente para um porto israelense, a fim de protegê-lo das condições do mar, anunciou nesta sexta-feira (14) o Comando Militar dos Estados Unidos para o Oriente Médio (Centcom).

Ele será rebocado "de volta a Ashdod, Israel", antecipando um mar agitado, informou o Centcom nas redes sociais. "Sua transferência temporária vai evitar danos estruturais."

A entrega de ajuda pelo píer será retomada quando o mar se acalmar. O Programa Mundial de Alimentos havia anunciado esta semana a suspensão de suas operações para avaliar a segurança.

Instalado em meados de maio, o píer foi transferido temporariamente no fim desse mês devido a uma tempestade.

Os Estados Unidos instalaram o píer na costa da Faixa de Gaza por causa das restrições impostas por Israel à entrega terrestre de ajuda ao território palestino, devastado por mais de oito meses de guerra.

Segundo a ONU, quase todos os 2,4 milhões de habitantes da Faixa de Gaza tiveram que deixar suas casa por causa dos combates e bombardeios e sofrem insegurança alimentar, com o risco de fome em larga escala.

A guerra começou em 7 de outubro, quando milicianos do Hamas mataram 1.194 pessoas, a maioria civis, e sequestraram outras 251 no sul de Israel, segundo um balanço da AFP baseado em dados oficiais israelenses

Em resposta, Israel lançou uma ofensiva que deixou pelo menos 37.266 mortos em Gaza, também em sua maioria civis, segundo o Ministério da Saúde do território palestino, governado pelo Hamas desde 2007. 

wd/st/erl/dga/lb/rpr

© Agence France-Presse

Notícias