Topo
Notícias

Veranico até o inverno: onde as temperaturas ficam na faixa dos 30ºC?

Em laranja, temperaturas de 3ºC a 5ºC acima do normal; em vermelho, temperaturas 5ºC ou mais acima do normal - Climatempo
Em laranja, temperaturas de 3ºC a 5ºC acima do normal; em vermelho, temperaturas 5ºC ou mais acima do normal Imagem: Climatempo
do UOL

Lara Castelo

Colaboração para o UOL, de São Paulo

13/06/2024 04h00

Os dias secos e com temperaturas acima da média —que causam o fenômeno chamado de veranico— devem seguir até pelo menos 20 de junho, afetando especialmente a região centro-sul do Brasil.

Isso significa que os últimos dias do outono, que termina em 21 de junho, serão mais quentes que a média em alguns estados.

O que explica esse cenário?

Uma grande e forte massa de ar seco que se instalou sobre o Brasil, dificultando a formação de nuvens e, consequentemente, a ocorrência de chuvas em boa parte do país.

Previsão

Em Santa Catarina e no extremo norte do Rio Grande do Sul: entre os dias 15 e 20 de junho, segundo a Climatempo, as temperaturas devem ficar entre 26° e 27°C.

No Paraná: os termômetros devem registrar de 29° a 31°C.

Todo o estado São Paulo terá temperatura acima da média para o período. As temperaturas serão mais elevadas (5ºC ou mais acima do normal) na região oeste. Segundo a Climatempo, os termômetros podem bater entre 30º e 32ºC.

Em Minas, as regiões mais afetadas pelo veranico são o sul e o Triângulo Mineiro. Nessas áreas, as temperaturas devem ficar entre 3ºC e 5ºC acima do normal para a época do ano. Boa parte do Rio tem previsão de temperaturas acima da média entre os dias 15 e 20 de junho.

Mato Grosso do Sul também enfrenta o veranico, com máximas que podem chegar a 35ºC. Em parte de Mato Grosso e Goiás, as temperaturas também ficam acima da média. Rondônia também tem previsão de temperaturas de 3ºC a 5ºC acima do normal.

O Rio Grande do Sul deve ser atingido por uma frente fria entre o próximo sábado, 15, e domingo, 16, o que aumenta as chances de chuvas fortes e diminui as temperaturas da região —com exceção do extremo norte do estado, segundo a Climatempo.

Quando começa a esfriar no centro-sul?

A partir do dia 21 de junho, uma nova onda de frente fria se espalha pelo país, trazendo um pouco mais de umidade e abaixando as temperaturas na região.

Notícias