Topo
Notícias

Papa reforça apelo por trégua olímpica para promover a paz

13/06/2024 08h37

VATICANO, 13 JUN (ANSA) - O papa Francisco afirmou que os Jogos Olímpicos e as Paralimpíadas são oportunidades para a paz e para a trégua proposta pela Organização das Nações Unidas em um mundo de guerras.   

A mensagem foi divulgada nesta quinta-feira (13) e consta no prefácio do livro "Jogos de Paz - A alma das Olimpíadas e Paralimpíadas", publicado pela editora vaticana.   

"No momento histórico particularmente sombrio que vivemos, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris são uma oportunidade para a paz", afirmou o Pontífice.   

Paris, a capital da França, vai receber os Jogos Olímpicos 2024, de 26 de julho a 11 de agosto, e os Jogos Paralímpicos 2024, de 28 de agosto a 8 de setembro.   

Por ocasião das competições esportivas, Jorge Bergoglio incentiva que a trégua olímpica proposta pela ONU, de uma semana antes do início dos Jogos de Paris até uma semana após o encerramento das Paralimpíadas, seja respeitada.   

"A minha esperança é que o apelo por uma trégua desencadeada pela linguagem popular olímpica comum, compreensível para todos, em todas as latitudes, possa ser aceita", acrescenta.   

O líder da Igreja Católica acredita ainda que "o autêntico espírito olímpico e paralímpico" com as suas "histórias humanas de redenção e fraternidade" possa ser um "canal diplomático original" e um "antídoto" para pôr fim à violência e à guerra.   

Por fim, o argentino espera que o esporte "possa construir concretamente pontes, derrubar barreiras, promover relações pacíficas". (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Notícias