Topo
Notícias

Foresea aprova dividendos de US$33 mi após 1º ano de operação

12/06/2024 18h57

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O conselho de administração da Foresea aprovou o primeiro pagamento de dividendos a acionistas da companhia de perfuração offshore, de 33 milhões de dólares, afirmou nesta quarta-feira o CEO, Rogério Ibrahim.

A Foresea surgiu há um ano, a partir de uma cisão feita pela Ocyan, ex-Odebrecht Óleo e Gás, em meio a um processo de reestruturação de dívida da antiga unidade.

A companhia passou a ser controlada por um conjunto de fundos internacionais que detinham os títulos dessa dívida, que foi convertida em capital e aporte de 197 milhões de dólares para novos investimentos e outros desembolsos com a operação.

"Em apenas um ano de operação e a gente já está distribuindo dividendos", afirmou Ibrahim à Reuters em uma conversa por videoconferência.

Atualmente, a Foresea tem uma frota própria de cinco sondas, todas elas contratadas pela Petrobras, chamadas ODN I, ODN II, Norbe VI, Norbe VIII e Norbe IX. Também opera a Hunter Queen para a petroleira brasileira PRIO.

A companhia registrou lucro de 65,8 milhões de dólares em 2023, ano que completou com 141 milhões de dólares em caixa. A carteira de contratos da empresa (backlog) soma 1,6 bilhão de dólares.

Ibrahim afirmou que o setor de perfuração deve se manter em um patamar bastante competitivo em 2024, com aumento das demandas. Segundo ele, o Brasil conta com 42 sondas contratadas atualmente, sendo cerca de 30 com a Petrobras.

(Por Marta Nogueira)

Notícias