GM projeta instalação de pedal de embreagem nos carros elétricos do futuro
A General Motors está patenteando um sistema de embreagem para carros elétricos.
O conceito pretende fazer os carros se tornarem mais prazerosos de dirigir, já que em modelos elétricos não há câmbio e a frenagem regenerativa faz com que muitas vezes os condutores utilizem apenas o pedal de acelerador enquanto conduzem.
O que aconteceu
A informação do possível carro elétrico manual da GM é da Motor Authority - conforme a publicação, já foram submetidas patentes do sistema.
O acionamento da embreagem para os elétricos poderia inclusive melhorar as transmissões encontradas em veículos de alto desempenho deste tipo.
A presença de embreagem evitaria "instabilidades no motor elétrico", segundo a GM, com a configuração sendo mais simples do que a de transmissões automáticas em motores a combustão, pelo fato de motores elétricos precisarem de menos mudanças de marcha.
Segundo a publicação, a patente diz que a embreagem melhoraria a "eficiência e o desempenho" dos carros, pois daria ao motorista o "controle preciso" sobre o seu funcionamento.
Porém, não se sabe se a nova tecnologia chegará ao mercado, já que cada vez menos carros manuais são vendidos ao redor do mundo.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.