Topo
Notícias

Conteúdo publicado há
15 dias

Caminhões com ajuda entram em Gaza semanas após fronteira ter sido fechada, diz TV egípcia

Caminhão de ajuda humanitária abandonado perto da fronteira com a Faixa de Gaza, em Kerem Shalom, controlada por Israel - Reuters / Shannon Stapleton - 17.maio.2024
Caminhão de ajuda humanitária abandonado perto da fronteira com a Faixa de Gaza, em Kerem Shalom, controlada por Israel Imagem: Reuters / Shannon Stapleton - 17.maio.2024

26/05/2024 08h11Atualizada em 26/05/2024 09h00

Caminhões com ajuda humanitária procedentes do Egito começaram a entrar na Faixa de Gaza neste domingo (26) através da passagem de fronteira de Kerem Shalom, controlada por Israel, informou o canal egípcio Al-Qahera News.

Duzentos caminhões seguiram do lado egípcio da passagem de fronteira de Rafah, fechada desde o início de maio, quando Israel tomou o controle do lado palestino do terminal, até a passagem de Kerem Shalom, a uma distância de quatro quilômetros, informou a emissora.

O Egito se recusa a coordenar a entrega de ajuda humanitária por Rafah enquanto o lado palestino for controlado pelas tropas de Israel.

Na sexta-feira, no entanto, o presidente egípcio Abdel Fatah al Sisi concordou, durante uma conversa telefônica com o homólogo americano, Joe Biden, em permitir a entrada de ajuda através de Kerem Shalom, o outro posto de fronteira no sul de Gaza, explicou a Casa Branca.

A Al-Qahera News não especificou quantos caminhões passaram pelos postos de controle de entrada na Faixa de Gaza, território cercado por Israel, mas informou que "quatro caminhões de combustível" cruzaram a fronteira e seguiam para os hospitais de Gaza.

Toda a ajuda procedente do Egito é inspecionada pelas autoridades israelenses e distribuída com a coordenação da ONU.

O restante dos 200 caminhões "devem entrar em Gaza hoje", declarou à AFP Khaled Zayed, diretor do Crescente Vermelho egípcio em Al Arish, que recebe a maior parte da ajuda.

Notícias